sexta-feira, 4 de março de 2016

Livros Aleatórios #3 - Segredo de Justiça

Mesmo com tantos casamentos acontecendo, ainda existem aqueles casais que não conseguiram terminar suas relações com o tão sonhado: e viveram felizes para sempre.



Vamos conhecer agora a visão da juíza e escritora Andréa Pachá sobre esses delicados temas nos processos judiciais que presidiu e acompanhou.

O amor entre duas pessoas é algo lindo de ser ver. Um casal, onde um é feito para o outro, que constitui uma família feliz e saudável, que vive e lutam pelos seus sonhos, esperanças e alegrias. E permanecem juntos até mesmo nas tristezas que chegam se avisar.

Só quem nem sempre essa felicidade dura para sempre. Infelizmente muitas pessoas não conseguem sobreviver por muito tempo dentro do casamento. As rotinas mudam, os filhos nascem e as opiniões e sonhos já não são os mesmos. E quando chegam ao auge do descontentamento, a relação de cumplicidade e afeto é levada aos tribunais.


“Julgar tantos divórcios me fez enxergar que nem todos os casamentos se sustentam por causa de amor ou projeto em comum. Aquele casal, como tantos outros, prosseguiu junto por inércia, mesmo depois de sepultado o afeto, o que não transformava o momento da ruptura numa experiência menos dolorosa.”


Nesse livro a juíza Andréa relata histórias sobre como os problemas desses casais começaram, os motivos que levaram a decisão do divórcio e com eles as difíceis decisões sobre pensão alimentícia, guarda dos filhos e visitas compartilhadas. Ela nos mostra ainda todos os desgastes que uma audiência pode causar, principalmente quando envolve filhos. O sofrimento paira sobre todos, mas as crianças são mais frágeis por ficar entre esse fogo cruzado.


“Que triste destino trágico o dos amantes. A condenação do fim do amor, incompatível com as promessas de eternidade que se instalam no momento da paixão, assombra quem se imagina feliz. O afastamento criado pelo tempo não pode ser ação humana. Só os deuses são capazes de provocar tremores e manipulações tão drásticas e profundas.”


É um livro de crônicas que nos faz refletir, respirar e repensar nas nossas atitudes quando decidimos assumir um relacionamento. Digo isso porque há casos de divórcios que poderiam ser evitados com uma simples conversa, um gesto de afeto e preocupação com o estado emocional do parceiro. Claro que cada caso é um caso e todos eles tem um ponto de vista diferente. Andréa tenta ser racional e agir com humanidade para amenizar ainda mais a dor de ambos os lados e na maioria das vezes consegue achar uma solução criativa que beneficia os dois lados.


“Em algum momento da estrada, estávamos tão ocupados com o prazer proporcionado pela liberdade de ser feliz que esquecemos que felicidade é também um projeto de cuidado, de afeto, de enxergar o outro como sujeito, e não como objeto da nossa satisfação.”


Há outros casos como pensão por morte do marido, interdição civil e desconforto com o companheiro. Essas são mais curtinhas e inusitadas. Uma delas deixou até o juiz sem fala.


As histórias são breves e distintas, tornando o livro bem agradável.
Com esses pontos positivos só me resta recomendar a leitura de Segredo de Justiça!

Para saber mais sobre o livro e a autora, acesse o Skoob clicando aqui!


Ótima leitura!


7 comentários:

  1. Ju, eu achei bem intrigante o autor fazer um livro contando um lado dos casais que raramente vemos nas histórias: O divorcio.
    Infelizmente, hoje em dia muitos casais se desfazem do casamento, que muitas vezes podem ser reconciliado somente com uma conversa. E ver estas conversas e histórias dos casais através dos olhos da juíza Andréa muito me atraiu e instigou-me para ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Gosto de livros de crônicas e se baseados em fatos reais vividos por uma juíza em seus anos de trabalho, fica ainda mais interessante, porque ela deve ter visto e acompanhado vários casos.
    “Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ju.
    Gosto bastante de crônicas, então a obra me chamou a atenção. Deve ser interessante observar esses casos e aprender com as situações vividas pelos outros.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do livro, tanto pelo fato de ter sido escrito por uma juíza (sou fascinada por Direito) quanto por saber que é uma crônica.
    É sempre bom possuir uma obra que proporciona momentos de reflexão, ainda mais quando se trata de relacionamentos. Haha

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    Amei tantos os quotes e o tema do livro, que mesmo não sendo meu gênero favorito, quero dar uma chance para esse livro. Gostei da forma que a Andréa age, não é tão comum pessoas quererem achar a melhor solução para ambos os lados.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. muito bom se tratar de divórcio, algo presente na vida de muitas famílias e não encontramos em muitos livros, deve ser muito interessante, quero ler

    ResponderExcluir
  7. Eu amei os quotes que você tinha colocado no outro post, e adorei descobrir um pouquinho mais sobre esse livro. Eu gostei muito da premissa dele, já que é muito difícil um livro falar somente sobre o divórcio. Concordo com você quando diz que muitas das separações poderiam ter sido evitadas com uma simples conversa ou pequenos gestos. Gostei muito do livro, ainda mais por ser de crônicas, e já adicionei na lista. Beijo!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo