sábado, 16 de abril de 2016

Livros Aleatórios #5 - Um Estudo em Vermelho


Quer descobrir qual foi a primeira aparição pública de Sherlock Holmes e o primeiro mistério testemunhado pelo seu amigo e assistente Watson? Então você está na resenha certa!


Conheça agora a primeira história do nosso querido e peculiar detetive, narrada pelo seu companheiro de aventuras. 


Após retornar de uma guerra que lhe rendeu alguns ferimentos, o Dr. John H. Watson chega à cidade de Londres em busca de algum lugar pra morar. Sentando em um bar, reencontra um conhecido na cidade que diz saber de alguém que está procurando um companheiro para dividir as despesas de aluguel. E é nesse momento que Watson conhece nosso querido Sherlock Holmes.

“Holmes é um pouco científico demais para o meu gosto… chega quase a ser desalmado. Eu poderia imaginá-lo dando a um amigo uma pitadinha do mais recente alcaloide vegetal, não por maldade, veja bem, mas simplesmente movido por espírito investigativo, para ter uma ideia precisa dos efeitos. Para lhe fazer justiça, acho que ele mesmo o tomaria com igual prontidão. Parece ter paixão por conhecimento certo e exato.”

Ao chegar onde Holmes estava instalado temporariamente, Watson já foi surpreendido com um de seus dons investigativos. Mesmo ficando desconfiado no início, Watson não podia negar que Homes era incrivelmente habilidoso no seu oficio. Sua curiosidade sobre o companheiro era tanta que passou a observá-lo com mais intensidade, chegando até listar os seus conhecimentos e combiná-los para então descobrir qual era o verdadeiro trabalho de Holmes.

“O leitor pode me tomar por um incorrigível abelhudo quando confesso o quanto esse homem estimulava minha curiosidade, e quantas vezes tentei penetrar a reticência que ele mostrava com relação a tudo. Antes de emitir um julgamento, porém, que se lembre o quanto minha vida era sem objetivo e quão pouco havia para me prender a atenção.”

Mas não precisou fazer mais nenhum esforço para descobrir. Quando se instalaram na nova casa, Holmes recebeu uma mensagem solicitando sua ajuda sobre um assassinato em condições misteriosas. Um corpo foi deixado em uma casa abandonada, com um anel sobre o peito e com uma palavra escrita em sangue na parede. Antes de aceitar, Holmes havia explicado para Watson que não ganharia nenhum mérito ao desvendar o crime, o que era absurdo aos olhos do amigo.

Chegando ao local, Holmes começou a analisar todos os pequenos detalhes que a policia como sempre deixava passar. Em pouco tempo de análise, já tinha em mente quem era o assassino do Dr. Drebber. Os dois famosos investigadores que estavam no caso não aceitaram as teorias de Holmes e partiram para sua própria investigação. Usando seu senso sarcástico, Holmes deixou que prosseguissem na pista errada.

“Deixei Holmes sentado em frente ao fogo sem chama, e pela madrugada adentro ouvi os débeis e melancólicos gemidos de seu violino, sabendo que ele continuava refletindo sobre o estranho problema que se dispusera a deslindar.”

As habilidades de Holmes eram tão astutas que, depois de muitas investigações realizadas pelos dois detetives oficiais sem nenhuma conclusão, bastaram um pouco de persuasão, contatos com meninos de rua, perseguição certa e motivos para o crime, para que o suspeito fosse capturado dentro de sua própria casa. Todos se perguntaram como isso era possível. Como poderia ter tanta certeza? E essa é a parte mais legal da história, quando Holmes revela suas teses e o suspeito começa a declarar seu testemunho. Mas será que realmente esse sujeito era o culpado? Ou será que Holmes esqueceu algum detalhe importante?



Sou suspeita para falar das histórias de Sherlock Holmes, por ser grande fã de contos, histórias e casos policiais. Esse detetive é um dos melhores que conheço e seu jeito excêntrico e despreocupado ganhou minha admiração.

Nesse clássico conhecemos as primeiras habilidades do detetive e a primeira aparição de seu companheiro de aventuras Watson. Como Holmes era despretensioso com seus casos, Watson passou a documenta-los, para dar um pouco de fama ao seu amigo.


A história e dividida em duas partes. Quando terminei a primeira fique me perguntando: Não acredito que vai acabar assim? Mas ai quando iniciei a segunda, a ansiedade finalmente chegou ao fim. O motivo do assassinato do Dr. Drebber foi desvendado nessa segunda parte de uma maneira envolvente, com um misto de religião e crenças, com hábitos considerados rudes e exagerados. Sem dúvidas é um mistério e tanto!


Livro super recomendado para quem é ligado em um bom mistério de época.

E vocês já leram? Gostaram? Conte aqui pra gente!


Para mais informações sobre o livro e autor, acesse o Skoob clicando aqui.
Para conferir os livros aleatórios já lidos, clique aqui!


Ótima leitura! 

3 comentários:

  1. Gosto de mistérios mas nunca li nada sobre Holmes, acho interessante assuntos como detetives em um livro, pois eles precisam ser bem complexos, é incrível que consegui perceber que os fatos se encaixam perfeitamente, aumentou minha ansiedade

    ResponderExcluir
  2. Sherlock Holmes é o detetive mais famoso de todos os tempos. Conheço algumas histórias suas, mas ainda não tive o prazer de realmente pegar um livro e lê-lo.
    Romances policiais sempre me chamam atenção, não só por seus personagens bem construídos, mas também por todo o mistério e suspense que a narrativa nos obriga a envolver, e sei perfeitamente que Um Estudo em Vermelho é um exemplo de livro que nunca devemos esquecê-lo de indicar.
    Adorei a resenha, e eu não poderia estar mais curiosa sobre todo este mistério envolvendo a morte de Dr. Drebber.
    Bjs, Ju!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dos filmes do Sherlock Holmes, ele é sem dúvidas muito inteligente e a maneira como ele desvenda os mistérios é incrível. E apesar de gostar muito dos seus filmes, confesso que ainda não li nenhuma das suas aventuras narrada nos livros.
    Um estudo em Vermelho parece ser uma história bem envolvente, e como adoro mistérios e fiquei super curiosa sobre a morte do Dr. Drebber, não vou deixá-lo de lê-lo.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo