sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Hora do Mangá #7 - Orange


O que você faria se recebesse uma carta do seu “eu” do futuro, com instruções de como agir para não se arrepender das ações realizadas no passado? Mesmo parecendo improvável, para a jovem Naho essa é a oportunidade de mudar e construir uma história diferente.




Durante o inicio da primavera, a estudante de 16 anos Takamiya Naho recebe uma carta de si mesma de dez anos do futuro. Nessa carta, a Naho de 26 anos detalha todos os acontecimentos que ocorrerão durante o período escolar, inclusive sobre a chegada de um novo aluno chamado Kakeru Naruse.

A princípio Naho acha que a carta não passa de uma brincadeira, mas quando Kakeru é apresentado à turma, ela começa a desconfiar de que tudo o que está escrito nela é verdade, inclusive o seu atraso matinal.

Mas afinal, qual era o objetivo dessa carta? O que Naho precisaria fazer pra não carregar nenhum arrependimento? Para descobrir, ela decide ler um pouco mais.






Para consegui cumprir essa missão, Naho terá que lutar com seus próprios medos e inseguranças. Afinal, ela nunca sabe se toma as decisões certas ou se fala as palavras adequadas. Ao que tudo indica, a carta veio por um motivo único: salvar Kakeru para que ele também esteja presente em suas vidas daqui a 10 anos.

Mesmo com todas suas dificuldades, Naho decide seguir as recomendações da carta. Ela sempre foi muito gentil com seus amigos, mas estava disposta a ser mais com Kakeru. Um sentimento especial começava a nascer em seu coração e o que importava agora era fazê-lo sorrir todos os dias.




Os amigos de Naho são incríveis! Eles começaram a notar que ambos estavam se apaixonando e se dispuseram a ajudar. China Takano é a mais elegante das amigas. É aquela pessoa que usa as palavras com sabedoria nos momentos certos. Já Murasaka Azusa fala o que vem a mente sempre com bom humor. Hagi Saku é o excêntrico que vive implicando de uma maneira bem divertida com os amigos. E por fim temos o Suwa Hiroto, que se tornou mais próximo de Kakeru, sempre o animando com os esportes da escola.

Com pequenas atitudes diferentes, Naho começa a perceber que seu lado "covarde" sempre fez com que ela perdesse os bons momentos da sua adolescência. Sabia também que aos poucos estava conseguindo mudar o futuro de alguma maneira.

Mesmo sem saber, Kakeru tinha a mesma postura de Naho. Também era muito atencioso e inseguro. Tinha medo de compartilhar seus sentimentos e tristeza com os novos amigos, pois achava que eles não entenderiam, que acabariam culpando-o pelo ocorrido na primeira semana de aula. Certo dia, percebe que na verdade, eles já tinham se tornado uma verdadeira família.




Paralelo ao passado, temos a Naho e seus amigos do futuro. Eles sempre se reuniam para conversar e pra lembrar dos velhos tempos, porém esse encontro era mais especial. Era o momento de abrir a cápsula do tempo que enterraram no tempo de colégio. Mas uma pessoa muito especial estava faltando naquele dia. Tristes, os amigos começam a cogitar a possibilidade de enviar cartas pro passado, na esperança de mudar o futuro e quem sabe fazer com que Kakeru tenha a chance de estar presente. O grande mistério era como fazer e como garantir que as cartas chegassem aos destinatários certos.


Os seis amigos não perceberam, mas muitas coisas já estavam diferentes. Naho conseguiu vencer grande parte dos seus medos. Kakeru teve coragem de se abrir com os amigos. Suwa percebeu que a felicidade pode ser distribuída em outras paixões, como o esporte, Takano e Azusa entenderam que a torcida deve ser sempre para o bem do grupo e Hagi me surpreendeu. Você pensa que ele vai ficar quietinho sempre, com suas revistas e séries, mas é pego de surpresa quando sua sabedoria é transmitida, sempre com um toque de humor, é claro.

Agora precisavam esperar até o dia "D". Esse era o dia que descobririam se realmente suas novas atitudes salvariam Kakeru do seu triste destino. Para descobrir somente lendo esse mangá sensacional!




Orange é uma história sobre reflexão. O mangá é baseado naquela típica pergunta que nos fazemos habitualmente: e se eu tivesse feito diferente? 
Carregamos muitos arrependimentos durante a vida que não podem ser desfeitos, mas sempre temos a chance de começar a fazer tudo de modo diferente, e essa é a grande lição que Ichigo Takano nos trás. Orange é simples, leve, gostoso e fofo. Ele não precisa de exageros, de palavras difíceis e situações complicadas para expressar sua mensagem. É romântico na medida certa, engraçado quando precisa e dramático sem apelação. Uma leitura obrigatória para quem gosta do gênero romance.

Eu resumiria o mangá Orange na seguinte frase: Reflita sobre as atitudes do presente para não afetar de forma negativa o seu futuro, assim como o das pessoas ao seu redor, e se algo não sair como o planejado, sabia que sempre terá a chance de fazer diferente.



Como perceberam, eu amei Orange. Desde que li a sinopse a minha curiosidade na leitura só aumentava, mas nunca conseguia achar o volume 1. Quando os vi ali na Bienal, reunidos em seus 5 volumes e com preços ótimos, não hesitei em comprá-los.
E ontem soube que existe a versão anime. Já vou correndo assistir *-*

Leitura recomendada com certeza, tanto para quem adora mangás como para quem não é habituado com a leitura. Depois desse, duvido que você abandone esse universo. É como comida japonesa: depois que se acostuma, não consegue mais largar!


Há um site chamado Union Mans que possui os 5 volumes na versão online caso queiram conferir. Se bem que ler mangá na versão impressa é bem mais emocionante hehe.



Ótima leitura! 

15 comentários:

  1. Que mangá mais bonitinho! Ju, te confesso que não tempo pra assistir nada. Sou super fã de Naruto, o único que faço de tudo pra assistir, e olha que estou um pouco atrasada kkk
    Mas eu gosto bastante de como os mangás nos ensinam algo, sempre trazendo pra gente uma reflexão 😃

    ResponderExcluir
  2. Ah, que coisa mais bonitinha! Nunca fui fã de mangás e tenho apenas dois exemplares aqui em casa, que nem li o segundo. Mas, como esse é muito lindinho, fiquei com muita vontade de comprar todos, aliás, a história parece mesmo ser bem reflexiva, e essa coisa de E se eu tivesse feito diferente? está sempre presente na nossa vida, pelo ao menos uma vez. Gostei muito da sua resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Awn achei a coisa mais fofinha este Mangá, as ilustrações são tão lindas e a história pelo que você escreveu é bem gostosinha de acompanhar. Também prefiro ler na versão física, mas vou procurar neste site para dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do mangá. Mangá é sempre bom. Depois que comecei a ler mangá, não paro mais rs. Vou correndo ler esse e ver se é bom mesmo.
    http://umjovemnomundodasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Só li dois mangás de Tokyo Gohul. Assisti uns quatro animes e quando Orange foi lançado, fiquei bem interessada. Vou assistir o anime, com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Gostei das ilustrações e do enredo do manga, de uma oportunidade de mudar o futuro, mesmo que ainda seja confusa quanto a leitura de mangas. Imagino que o livro ira passar ótimas mensagens, como falar sobre a amizade

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Não tenho costume de ler mangás ou assistir animes, mas esse está bem interessante. As ilustrações estão muito bonitas e a história bem cativante. Vou pesquisa mais sobre o mesmo e possivelmente venha a conferir. Obrigada pela dica e suas palavras motivadoras. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    Semana passada fiz uma verdadeira peregrinação em minha cidade para ver se encontrava algum mangá, mas infelizmente não achei.
    Vou ter que me virar pela internet, porque quero muito passar a lê-los.
    Fiquei fascinada com essa história e toda ilustração, linda!
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.”(Padre Fábio de Melo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi..
    Sinceramente nunca li mangás e nao sou muito fã deles,nao sei porque eles so nao me atraem,mas esse tem a premissa bem interessante principalmente por fazer vc refletir sobre uma coisa que todo mundo se pergunta ao menos uma vez na vida,aquele eterno "e se" gostei bastante da sua resenha e confesso que fiquei curiosa,quem sabe esse nao vai ser minha primeira leitura de mangá.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Gostei do post, mas confesso que não curto mangás não, achei bem interessante a coisa toda de receber uma carta do seu eu do futuro, eu certamente seria muito grata se isso acontecesse comigo.
    Boa tarde

    ResponderExcluir
  11. Gente uma coisa que eu não consigo ler é mangá. A até que já encontrei uns com histórias bem legais, mas não consigo ler. A história nunca me prende e esse ai pareceu bem legal, mas não sei se pegaria para ler.

    ResponderExcluir
  12. Olha, esse eu leria e e leria com gosto! O enredo dele me lembrou de livros que já li mais ou menos com essa temática. E coisas que mexem com passado/futuro sempre rendem leituras interessaste pra mim. Nesse estilo, mangá, nunca tinha visto e acho que seria uma experiência bacana. Parece ter umas lições boas e coisinhas que fazem refletir, o poder da amizade, romance, um toque de diversão, tudo bem legal. Gostei, é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  13. Não costumo ler mangás, mas achei a história desse muito legal! Fiquei bem curiosa, vou procurar a versão online.

    ResponderExcluir
  14. Aaai, que fofo! Faz outros posts resenhando cada volume do mangá? Seria ótimo!
    Me interessei mais a assistir o anime, não sou muito fã de ler em formato de mangá, mas adorei a história em si e queria saber como termina.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Que história fofa! Nunca li nenhum mangá, um dia ainda preciso começar! Essa história é linda, mas me faz pensar que nós não temos essa oportunidade de mudar nossas atitudes passadas, embora seja sempre bom refletir que nossos atos são importantes e que sempre há tempo para mudanças. Enfim, me interessei muito pelo anime, já que nessa área já sou apaixonada!!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo