sábado, 17 de setembro de 2016

Resenha #43 - O Adulto


Um conto de terror escrito a pedido do autor George R.R. Martin publicado pela primeira vez em uma antologia organizada pelo próprio George.


Confira agora o que achamos do novo livro O Adulto, da mesma autora de Garota Exemplar.



Uma jovem que teve uma infância difícil e uma adolescência solitária decide ganhar a vida atendendo clientes também “solitários” com seus serviços de “mãos mágicas”. Ela trabalha nos fundos de uma casa de clarividência, porém devido um problema no seu pulso, sua chefe Viveca a convida para trabalhar como vidente. Ela nunca acreditou em coisas sobrenaturais e nem em espiritualidade, mas decide entrar para o ramo.

“Não estou dizendo que é sempre tão fácil, mas com frequência é bem fácil. As pessoas querem paixão. Querem sentir que têm um propósito. E quando conseguem essas coisas, voltam até você, porque você previu o futuro delas, e isso foi bom.”

Os primeiros clientes foram fáceis de atender. Eles se confortavam com as visões que a jovem via em seus futuros. Bastava dizer o que elas queriam ouvir e pronto, tudo dava certo e o dinheiro entrava. Tudo estava seguindo tranquilamente até Susan Burke a procurar.

Susan lhe disse que sua vida estava desmoronando e após algum tempo de conversa, a jovem decide acompanha-la até sua casa para realizar uma limpeza de aura no local.

Sua cliente morava com o filho, o marido e um enteado que segundo ela a detestava. Miles era um garoto de quinze anos, frio, introvertido e que a cada dia ficava mais violento. Ele ameaçava Susan e seu filho a todo instante, além de espalhar objetos tenebrosos pela casa como um aviso.

“Comecei a ter medo. Eu me obriguei a combatê-lo. Foi você quem inventou isso tudo, disse a mim mesma. Então pare com isso.

Em uma de suas limpezas de aura, ela se depara com Miles. O garoto dá um único aviso ameaçador. Ele pede pra que ela vá embora antes que algo terrível aconteça. Susan precisava de ajuda e ela não era a pessoa indicada para isso. Estava apavorada e não entendia nada sobre exorcismo ou coisas do tipo. Sem saber o que fazer, decide ir embora daquela casa. Mas será mesmo que Miles é um menino perigoso ou só é uma vítima da separação de seus pais? E Susan é verdadeira em todas as afirmações sobre a casa e o garoto?

Algumas pistas começam a colocar em dúvida os acontecimentos narrados por Susan. Será que nossa protagonista estava disposta a descobrir?


Gillian Flynn tem o dom de desfazer todas as nossas expectativas de modo positivo. O começo às vezes é tão obvio que imaginamos um final na mesma proporção. Mas aí ela vem e pah, faz aquela reviravolta que nos faz pensar: como pode isso??

O Adulto é um conto que tem um início clichê, com uma casa assombrada, acontecimentos paranormais e um mistério assustador. Por isso que quando comecei a ler imaginei um final diferente.

Infelizmente o livro não está classificado entre os melhores contos de terror que já li. O final é muito inconclusivo e acredito que não terá continuação. Isso me deixou frustrada, principalmente por ter colocado tanto foco nas justificativas das escolhas da jovem vidente do que no terror e mistério em si. A autora deveria ter explorado mais Susan, Miles e os acontecimentos na antiga casa, colocando mais cenas assustadoras e intrigantes. Mal acreditei quando o livro terminou. Juro pra vocês que falei em voz alta: Mas já? É só isso? Fiquei meio decepcionada porque esperava um livro no nível de Garota Exemplar e Objetos Cortantes. Será que George R.R. Martin gostou do conto? Tenho minhas dúvidas sobre os gostos dele ultimamente rsrs.


Para saber mais sobre a autora e o livro, acesse o Skoob clicando aqui.
O livro está disponível para compra nos sites Americanas, Submarino, Amazon e Saraiva!


E não se esqueça de participar dos nossos sorteios de aniversário! Venha conosco nessa grande festa! Clique aqui e inscreva-se!


Ótima leitura!

16 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a resenha, já tinha ouvido falar sobre este livro mas não tinha lido nenhuma resenha até então e eu fiquei bem curiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  2. O problema dos contos é que nem sempre eles são satisfatórios, mesmo quando os autores são tão renomados. De qualquer maneira, pelo que eu tenho ouvido de positivo desse conto, de outras obras dela, acho que me jogaria de cabeça e me arriscaria com essa história, principalmente porque é bem diferente, misturando algo que pode acontecer na realidade que são os golpes com fantasia e terror psicológico. Quero muito conhecer.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu acho que não ia ler não kkkk acabei de falar em outro blog que sou medrosa. É, raramente leio um livro de terror, fico sempre ali nos romances sabe ? Mas imagino que seja uma leitura boa pra quem gosta de verdade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Contos tem esse lado de às vezes deixarem a desejar por serem pequenos ou pelo final que fica inconclusivo. Mas acho que a graça desse tipo de história está aí, em te fazer pensar e imaginar, que você que tenha que ficar cogitando o final e etc. Ao menos pra mim é o que faz a leitura interessante nesse tipo de história. Muda um pouco do estilo de um livro, sei lá. E dessa autora sempre espero alguma coisa que me faça imaginar, pensar, ficar com a história na cabeça. Se é viciante ou mais lento não importa muito, gosto de ler qualquer coisa dessa mulher xD
    Fiquei querendo conferir esse livro que o Martin fez com os tais contos, mas não deu pra ler. E que surpresa boa foi ver a editora lançando separado assim. Bem interessante. Se é bom ou ruim, decepciona ou não aí só lendo mesmo. Acho que iria gostar dele.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Ainda não li nada da autora, mas tenho na minha estante Garota Exemplar e pretendo ler em breve! Também pretendo ler O Adulto, mas depois de você comentar que o final é inconclusivo, já fiquei um pouco com medo de me decepcionar também, o que é bem provável. Mas de qualquer forma, pretendo ler. Sua resenha está ótima, bem explicada e sincera. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Pena que o livro não é um dos melhores que você já leu do gênero.
    Todos falam tanto dessa autora :)
    Curti muito o blog e a resenha, já seguindo para acompanhar sempre.
    Mil Beijos
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Eu quero muito ler esse livro, também achei o começo meio clichê, mas você conseguiu despertar ainda mais a minha curiosidade, não gosto de finais inconclusiveis, mas irei ler com certeza.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    Amo contos e se forem de terror, ainda mais e tendo Gillian como autora, ainda melhor.
    Gosto do sobrenatural e da forma como a autora traça todo enredo, nos deixando sempre no suspense, sem saber o que acontecerá no final.
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Para falar a verdade esse tipo de gênero não é a minha praia. Já ouvi falar horrores dessa autora e nunca li nada. Esse livro não chamou minha atenção. A sinopse até que foi legal, mas sei lá, não leria.

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei esse livro ontem, obrigada pela resenha! Já sei o que esperar dele. Acho que ficou meio inconclusivo por ser um conto, é menos detalhado né? Mas ainda assim, to bem interessada em ler.

    ResponderExcluir
  11. Já li A Garota Exemplar e gostei tanto que Gillian Flynn entrou pra lista de autores que me fariam ler qualquer coisa que escrevessem, até mesmo lista de supermercado kkkk. O Adulto tá incluído entre os livros dela que eu leria sem nem titubear, mas obrigada por mostrar sobre o que a história de fato é, acho que vou tentar diminuir minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  12. Oi..
    Ja tinha lido outras resenhas do livro e em praticamente todas tem um pouco de decepçao com o final,o que me deixou receiosa com a leitura,mas li garota exemplar e gostei tanto da escrita da autora que quero da uma chance pro livro..muito boa resenha..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda fico receosa em ler livros de terror, embora esteja começando nos do Stephen King. Fiquei intrigada com a relação deles, principalmente do Miles e da Susan. Mas é ruim saber que o final é um tanto quanto inconclusivo. Enfim, obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Oi, adoro livros de terror e mistério. Mas, sinceramente, os livros de Gillian Flynn não me interessam, principalmente depois de assistir o filme de Garota Exemplar, que não gostei muito. Não sei se algum dia vou deixar o receio de lado e ler algum livro da autora, acho que não!

    ResponderExcluir
  15. Oi, adoro livros de terror e mistério. Mas, sinceramente, os livros de Gillian Flynn não me interessam, principalmente depois de assistir o filme de Garota Exemplar, que não gostei muito. Não sei se algum dia vou deixar o receio de lado e ler algum livro da autora, acho que não!

    ResponderExcluir
  16. Eu não li nem sabia muito sobre esse conto, mas essa autora é super comentada pelo sucesso Garota Exemplar, confesso que esperava uma resenha super positiva, pena que o conto selecionado por George não seja espetacular, com um final aberto.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo