terça-feira, 20 de setembro de 2016

Resenha #44 - Zac e Mia


Uma amizade improvável em um ambiente nada convencional. Antes da doença, Zac e Mia jamais seriam amigos. Ela toda popular e ele um adolescente sem grandes ambições. Isso está prestes a mudar quando percebem que sozinhos não conseguirão enfrentar o câncer e suas consequências.


Confiram agora a resenha do livro Zac e Mia e descubra como tudo começou.



Zac é um garoto de 17 anos que não vê a hora de sair do hospital. O mesmo foi diagnosticado com câncer e após uma doação bem sucedida de medula óssea, terminará seu tratamento em casa. Sua mãe o acompanha em toda essa jornada sempre com muito carinho e paciência. Zac gosta de sua companhia, mas sempre dá um jeito de ficar um pouco sozinho.

Tudo estava tranquilo, seguindo a sua rotina de medicação e monitoramento, até que uma nova paciente chega ao quarto número um. Há vozes, discussões e gritos que tiram a concentração de Zac e sua mãe. Minutos depois, os dois e toda a ala são surpreendidos com uma música altíssima da Lady Gaga vinda diretamente do quarto de Mia


“Talvez coragem seja isso: atos impulsivos em um momento em que sua cabeça grita não, mas seu corpo vai em frente assim mesmo.”


Nina, a enfermeira que ajudou no tratamento de Zac, conta que ela é muito esquiva. Não quer seguir os procedimentos médicos, não quer ser operada e muito menos começar os ciclos de quimioterapia. Todos a tratam como uma paciente difícil, mas quando Zac fica sozinho escuta Mia chorando por trás das paredes finas de seu quarto, entende que na verdade ela está sofrendo e com muito medo. Como ele não pode sair do seu quarto, a única forma que conseguiu para se comunicar com Mia foi através de batidas na parede. No início pensou que não teria uma resposta, mas a batida do outro lado voltou.

Através do Facebook Zac começou a compreender porque Mia estava sendo consumida pelo ódio. Ela era linda, popular, cheia de amigos e até de pretendentes. As postagens dela eram sempre sobre passeios e visitas a lugares distantes, nunca sobre o hospital ou tratamento. Nenhum de seus amigos sabiam sobre a doença e para ela era melhor que fosse assim.


"Eles dizem que o câncer deixa você mais forte. Não deixa. Bagunça sua cabeça. Cria uma coceira que você não pode coçar e um coração que não para de doer."


Após algum tempo Zac finalmente recebe alta, mas ao chegar em casa não consegue esquecer aquela menina durona, briguenta e de péssimo humor. Aquela menina que o fez esquecer de sua doença por um breve momento e que confiou em um garoto que mal conhecia. Sabia que era forte pra passar por mais essa etapa de restrições e rotinas médicas, mas será que Mia também era?

No auge do seu tratamento, Mia decide que o melhor a fazer é fugir. Sua mãe era jovem e não conseguia convencer a filha de que a atitude que tomou no hospital foi para salvar sua vida. Inconformada e se sentindo anormal, Mia começa a sua viagem de fuga. Com pouco dinheiro, no meio do caminho ela acaba encontrando a fazenda da família de Zac. Ele mal acreditou quando a viu parada do lado de fora de sua janela. Mia só queria dinheiro, mas acaba passando um tempo na casa de Zac.

Nesse período, um começa a cuidar do outro. Zac sempre tentando arrancar um sorriso de Mia, e ela sempre mantendo os pés dele no chão. Um precisa do outro para vencer a doença, mas juntos vão descobrir que a amizade verdadeira está muito além das dificuldades e aparências.


"Mia tem essa capacidade de me manter no surpreendente e brilhante presente. Exatamente onde eu devo estar."


Zac e Mia é um livro leve que conseguiu colocar uma doença tão terrível de maneira sensível e apaixonante. Quando soube que se tratava de câncer, confesso que fiquei com medo de seguir com a leitura, devido outras histórias que já conhecemos. Mas com certeza não é clichê. Trata-se de amizade, compreensão e companheirismo.


Zac é carinhoso, gentil e aparentemente muito forte quando se trata da doença. É um jovem que não desistiu de lutar logo no primeiro diagnóstico e resolveu enfrentar todas essas barreiras com bom humor. Sua família está sempre por perto para animá-lo e encorajá-lo. O tempo que passou internado aprendeu muito sobre estatísticas e curiosidades sobre a morte através do câncer, sem ficar paranoico por isso. Era mais uma maneira de passar o tempo. Seus amigos conversavam com ele via Facebook e até o apelidaram de Helga, por um motivo que vocês vão descobrir logo nas primeiras páginas.

Mia é o oposto. Jovem e bonita, seu objetivo era ser sempre popular, com amigos populares e até mesmo um namorado no mesmo nível. Quando foi diagnosticada, preferiu se esconder atrás de mentiras. Nem mesmo suas amigas sabiam da doença. Para Mia, se eles soubessem desistiriam da amizade. Para a idade dela, era compreensível que a raiva surgisse, principalmente pela perda de cabelo e marcas de cirurgia. No começo dá a impressão que ela é insuportável, mas logo mudei essa visão. Não tinha amigos verdadeiros para compartilhar suas aflições, até que Zac surgiu em sua vida.


E são essas diferenças que fazem a história fluir perfeitamente, além de tornar a leitura bem agradável. É aquele tipo de livro que você torce demais por um final feliz e se sente desesperado quando as coisas fogem um pouco dessa conclusão. 
Zac e Mia é a minha recomendação para quem gosta de histórias de amizade, coragem e família. Leitura que vale a pena!


Para saber mais sobre o livro e autor, acesse o Skoob clicando aqui.
O livro está disponível para venda nos sites da Americanas, Submarino, Amazon e Saraiva!


Ótima leitura!

14 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia o livro ainda e achei a história bem interessante. Apesar de não gostar muito de livros com pessoas que sofrem dessa doença, pois sabemos o fim, eu gostei do foco principal da trama ser amizade e não a doença em si. Muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi fiquei com vontade de ler, apesar da doença me deixar meio receosa, com medo de ver alguma coisa que já tinha lido em outros livros. Achar clichê mesmo.
    Mas até que ele parece um tantinho diferente na hora de narrar. A história parece mais leve e sobre amizade e companheirismo mesmo, acho que iria gostar de ver isso nele. É uma dica interessante.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, os personagens parecem ser incríveis, um ajudando o outro num momento tão difícil.. Vou chorar!

    ResponderExcluir
  4. Acho que a ideia da história é bem clichê se for parar pra pensar. No entanto, pelo jeito que você falou, percebe-se que deve ser muito apaixonante e intenso. Eu como sou tipo manteiga, vou acabar chorando com certeza. Os personagens tem personalidades distintas e queria saber como foi desenvolvido isso no livro.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oh, que livro fofinho. Achei linda a sinopse e o que você falou na resenha. O único livro que li sobre câncer foi A Culpa é das estrelas e adorei. Então acho que gostaria de ler esse também.
    Não é um tema fácil, nunca saberemos o que é essa doença sem tê-la. As pessoas passam por tantas coisas tristes ne ? Mas que bom que esse livro traz a amizade como tema, deve ser lindo !

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Amei a Premissa do livro, fiquei bem curiosa para conferir, achei a história um tanto que clichê mas nada que me faça desistir da leitura, fiquei muito curioso para saber qual desfecho esse livro irá tomar.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  7. Aii gente já quero esse livro.
    Que história fantástica.
    Muito lindo.
    Ameiiiiiii. A Mia parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Não conhecia o livro. Por tudo que você escreveu, parece uma boa leitura, com uma mensagem bem bonita. Apesar de tratar de um tema triste, como doenças, o foco sendo a amizade e determinação para lutar pela vida, fica uma leitura bem agradável. Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro tão bonito, mas um pouco triste. Eu costumo procurar por livros assim, que nos toquem de alguma forma, mas tenho medo de me apaixonar pelo Zac e pela Mia e acabar sofrendo junto com eles, por essa doença tão triste e o que ela pode fazer. Mas a história parece ser bem emocionante, vou ver se leio qualquer dia!!!

    ResponderExcluir
  10. Também tive certo preconceito quando li "câncer", achei que seria um livro tentando pegar carona em A Culpa é das Estrelas, mas pela sua resenha parece ser bem diferente, pelo menos eu já fiquei muito feliz de saber que o Zac tinha terminado o tratamento e estava bem. Espero que a amizade entre ele e Mia a ajude a superar tudo no final também <3

    ResponderExcluir
  11. Ju!
    Fiquei intrigada em como um livro que fala de uma doença tão grave como o câncer pode ser leve, mas ainda assim, fiquei curiosa pela coincidência de Mia ir parar justa na casa de Zac e sobre a amizade que os farão superar o momento da doença.
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi..
    Confesso que quando li a sinopse fiquei com o pe atras em ler por nao querer me desidratar chorando por tartar de uma doença ,mas quando li sua resenha fiquei bem curiosa pra ler principalmente por mostrar que mesmo por tras de uma doença tao feia existe o amor,amizade e cumplicidade.. muito boa resenha..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  13. Me interessei muito pelo livro, principalmente por se tratar de câncer, com dois jovens e envolvendo amizade, sem ser clichê (li A Culpa é das Estrelas e não gostei). Além disso, a história é contada sob os dois pontos de vista, o que torna o livro melhor. Já adicionei na minha lista!
    Resenhista do blog Viajando Pelas Páginas
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sabe quando você esta querendo ler um livro mas não sabe nem a sinopse?É meu caso com esse livro, que trata do câncer e outra doença, alem de mostrar a maneira que Mia leva a vida no hospital, imagino a imensa mudança que passou. Agora quero mais ainda ler, já que se trata de uma história leve sobre uma doença que infelizmente afeta a sociedade.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo