segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Resenha #45 - Os Goonies


“Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Para sempre, sem temor.”


Um clássico dos anos 80 em forma de livro aqui no blog. Confiram a resenha de Os Gonnies e preparem-se para uma incrível aventura!



Mikey Walsh é um menino de treze anos que adora uma aventura, porém na sua pequena cidade era difícil encontrar algo realmente interessante pra fazer. Pra passar o tempo Mikey e seus amigos inventavam coisas. Isso mesmo, eles fabricavam várias geringonças que às vezes funcionavam, como a invenção para abrir o portão da frente.

Nesse grupo, Bocão é o mais velho e palhaço, sempre com suas piadas e rimas que faziam qualquer um chorar de rir. Gordo é conhecido por suas histórias mirabolantes. E por fim temos o Dado, que é considerado o gênio do grupo. Juntos eles formam Os Goonies.


“Mas logo aquele estranho vento de outono soprou através da janela do sótão e, de repente, eu sabia que algo estava pra acontecer. E realmente aconteceu.”


Certo dia, aos vasculharem o antigo sótão do pai de Mikey, acabam encontrando um mapa preso dentro de um quadro. Mas não era um mapa qualquer: era um mapa do tesouro do famoso pirata Willy Caolho. A princípio só Mikey acreditou na veracidade do mapa. No fundo sabia que ele seria a solução para os problemas dos seus pais e de toda a comunidade Goony, já que a construção de um campo de golfe ameaçava as terras de seus amigos. Convencidos por fim sobre a existência do tesouro, partiram para a caça.

Enquanto isso, Mama e os irmãos Fratelli se escondiam no antigo restaurante da cidade depois de fugirem da prisão. E é nesse restaurante que os amigos Goonies foram parar. Mesmo com todos os perigos que os Fratelli representavam, Mikey sabia que era ali que Willy Caolho mantinha o seu tesouro escondido. Antes mesmo de achar o mapa, o pequeno aventureiro jurava que ouvia o chamado do pirata através de alguma canção.


“Então, de repente, bem ali, eu soube que iríamos fazer isto. Então eu acendi outro fósforo e estudei o mapa.”


Os Goonies não eram covardes e por isso decidem seguir as orientações do mapa assim que Mama e seus filhos saem para concluírem mais um trabalho sujo. Tudo começa por uma falsa lareira e termina em um imenso lago. Depois de muitos desafios, charadas, passagens apertadas e perseguições dos Fratellis, Mikey e seus amigos chegam a um lugar majestoso, onde alguém os esperava de sorriso aberto.

Será que os Goonies sairão vitoriosos dessa aventura e salvarão o povo das Docas Goon? Mikey vencerá seus próprios medos? E qual será o fim dos malvados Fratellis? Somente lendo Os Goonies até o último capítulo para descobrir!



Sem dúvidas, Os Goonies é um livro que retrata a amizade. Para salvar o futuro de suas casas e manter o grupo unido, esses amigos embarcaram em uma grande aventura envolvendo caça ao tesouro, piratas, ladrões malvados e armadilhas perigosas. Para quem assistiu ao filme, a dinâmica do livro é a mesma, com muitos diálogos rápidos e decisões típicas de garotos curiosos. A DarkSide mandou muito bem ao manter a originalidade da história, sem tirar trechos importantes e alterar qualquer personagem.

Mikey demostrou sua coragem desde o momento que achou o mapa. O chamado do pirata Willy Caolho tornou-se a sua motivação, além das ameaças de despejo. Mesmo com sua asma, ele decide encarar os túneis apertados e empoeirados. Bocão animava o grupo nos momentos de tensão enquanto Gordo assumia um papel importante de herói, principalmente quando encontra um novo Goony pelo caminho. E não podemos nos esquecer de Dado com suas invenções, atrapalhando sempre a vida de Mama e dos irmãos Fratelli. Cada amigo tinha a sua habilidade especial, o que significava que nenhum deles poderia viver essa aventura sozinho. Até Brand, Andy e Stef foram essenciais na busca pelo tesouro, mesmo não fazendo parte do plano inicial.
Já o nosso querido pirata Willy também estava a procura de algo, porém sem relação a riquezas ou triunfos.


“Leve, sim, aquilo que é adequado para o tesouro que teu coração procura e não procure um tesouro frio e brilhante, para que não te levem a cavernas distantes e lá te encarcerem em um trono de ondas, ó Rei dos desejos vazios.” – Willy Caolho.


 Uma ótima história de Steven Spielberg com gostinho de sessão da tarde. Como sempre, ele nos surpreende com seu mundo de fantasia repleto de aventuras. Como disse anteriormente, o livro é bem fiel ao filme, ou seja, se você o assistiu já sabe o final. E posso garantir que isso não é um ponto negativo. Livro mais do que recomendado para os aspirantes de aventuras!

E o final da coleção Cinebook DarkSide chegou (ahhhh).
A editora foi muito caprichosa com esse box. Adorei as capas, a caixa personalizada e os marcadores com as cenas dos filmes. Um momento nostálgico incrível por assim dizer! Vale a pena ter uma coleção dessa em sua prateleira.



Para saber mais sobre o livro e autor, acesse o Skoob clicando aqui.
O livro está disponível para venda nos sites da Americanas, Submarino, Amazon e Saraiva!



Ótima leitura!

15 comentários:

  1. Bom dia Juli. Todos falam super bem desse livro, já vi varias resenhas positivas, o que me deixa com vontade de ler.
    Ao decorrer da leitura da resenha senti que o livro é bem leve, aquela historia pra se ler numa tarde e conhecer as aventuras do grupo. Confesso que não gosto de historias com personagens novos, mas esse de alguma forna me cativou. Talvez pela aventura dele.
    Obrigada pela resenha, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana por ser fiel ao filme, porque lembro algumas coisas, mas nem tanto. Aí ficaria legal de ler e lembrar da história. E a trama retrata muito de amizade, então deve ser bom de ler por isso, você vai vendo o que cada um consegue fazer, a coragem, os momentos de aventura e desafios... E também cada personagem tem algo de adorável, acho, então fica fácil simpatizar com eles e torcer pra essa história ter um bom final. É um livro bem interessante e que queria ler algum dia.

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Assisti o filme há muitos e muitos anos e adorei a aventura.
    Espero ter oportunidade de ler o livro e curtir todos os perigos, aventuras e mistérios que permeiam o livro.
    Deve ser uma ótima leitura.
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma”. (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu adorava assistir o filme, que aventura maravilhosa. Já faz muito tempo que assisti pela última vez, não me recordo de muitas coisas. Quero muito ler esse livro. E a capa está fantástica, como todos os livros DarSide. Não tem como não querer na estante! Resenha perfeita. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu conehci esse livro recentemente e não fazia ideia até então que existia um filme, depois de saber mais da história agora, fiquei até curiosa pra assistir. Gosto muito de histórias que retratam a amizade, e essa capa chama a atenção de longe, né?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju! Tudo bem?
    Lendo a sua resenha, tenho a certeza de que o livro é ótimo. Além da leitura ser fluida, ela prende o leitor até a ultima pagina. Adoro histórias que nos tiram o fôlego, nos empolga, nos faz torcer e surpreender, inclusive este, com todas as suas aventuras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Antes de ler o livro já havia assistido o filme e amei, ele se tornou um dos meus favoritos. Também comprei o box Cinebook DarkSide, que é realmente muito maravilhoso. Li o livro e também adorei, principalmente porque o livro e o filme são muito parecidos, o que é difícil de se encontrar.

    ResponderExcluir
  8. A edição de Os goonies é realmente, primorosa. O livro tem uma história que nos dá aquela nostalgia literária, uma lembrança para as aventuras que toda criança sempre sonhou em viver. Uma história de amizade sincera e sem julgamentos, mas claro com todas as piadas e perturbações que só uma boa amizade pode trazer. Sensacional!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu não costumo ler livros assim, não curto muito :/
    E não vi o filme também.. Mas pra quem gosta de aventura, é uma boa pedida!

    ResponderExcluir
  10. Como foi dito, durante a leitura da resenha a história me parecia muito com os filmes da sessão da tarde: uma turma de amigos que tem personalidade/ habilidade diferentes que precisam se envolver em uma grande aventura e lutar contra o pessoal malvado para salvar algo/ alguém. Nunca vi o filme e gostaria muito de ler o livro - a DarkSide arrasou na edição.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!
    Nunca assisti o filme e também não tinha dado muita bola pro livro por ser infantil/infanto-juvenil... Achei fofinho, como você disse é bem Sessão da Tarde mesmo, então pra mim não interessou muito, mas se um dia puder, compro pro meu sobrinho, sei que ele vai adorar :)

    ResponderExcluir
  12. Eu não li o livro mas assisti o filme e gostei bastante, nas telinhas percebi a amizade sendo retratada, o fico feliz em saber que o livro consegue passar esse conceito também. Eu amei toda a aventura e o cenário do filme, e agora estou com altas expectativas ao saber que o livro é fiel, até no final, que eu achei plausível.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não assisti o filme. Achei a historia bem sessão da tarde mesmo, com essa relação de amizade, a caça ao tesouro e a luta para salvar a "comunidade". Amo Steven Spielberg e com certeza leria o livro. A edição esta linda.

    ResponderExcluir
  14. Eu não assisti ao filme dos Goonies, e recentemente ganhei o livro, porém ainda não li. Gostei dos personagens e da trama que os envolve, gostei principalmente do Bocão, por ser engraçado. O nome dos personagens é muito engraçado, e essa história de encontrarem um mapa e ir atrás de um tesouro é o sonho de qualquer criança, não é?! Gostei muito da sua resenha e espero gostar do livro tanto quanto você. Ótima dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Sempre vejo as pessoas falarem muito de Goonies, mas nunca tinha parado para ver sobre o que era a historia e ela acabou me surpreendendo, achei bem legal temos uma historia de amizade e com muita aventura, na resenha inteira fiquei curiosa para descobrir se as crianças iram conseguir, esse livro já está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo