quarta-feira, 25 de maio de 2016

Momento Nostalgia Literária


Se você completou 27 anos recentemente (ou assim como eu, completou essa semana hahaha) prepare-se para reviver nosso momento Nostalgia Literária.




Vamos ver se somos compatíveis?




Sabe aquele trabalho em grupo do ensino fundamental? Ou aquela redação que você precisava entregar antes das férias do ensino médio? Ou até mesmo aquele livro que era tese de estudo para o cursinho do vestibular? Pois é, não tem como fugir. Eles voltaram!! Os temidinhos (e amados) livros que fizeram parte da nossa iniciação no mundo literário.

Seja por prazer (ou por obrigação rsrs), eles sempre estavam lá na biblioteca, ansiosos por nossos empréstimos com data de entrega. Muitos amores literários surgiram graças a esse espaço mágico, cheio de histórias, aprendizados e aventuras! E o meu começou exatamente na biblioteca da escola estadual.

Eu sempre tive muito contato com livros, principalmente na casa da minha bisavó. Ela tinha um quartinho com uma estante cheia de livros!! E eu achava aquilo o máximo, porque tinha história para todos os gostos, além de livros bem antigos. Mas foi durante o período escolar que comecei a gostar ainda mais da leitura! E toda vez que voltava para a casa da dona Lurdes, dava um beijo em todos e saia correndo direto pra estante!

Claro que não vou lembrar de todos os livros que fizeram parte da minha adolescência, mas vou citar os mais marcantes.



PRIMEIRO CONTATO COM "ELES"

Na famosa estante citada acima, havia muitos livros da escritora Agatha Christie. Sempre ficava admirando as capas e as sinopses, até que resolvi ler um deles. Não me lembro ao certo qual foi, mas um que ficou na memória e me fez adorar a autora foi O Caso Dos Dez Negrinhos. Esse livro é sensacional! Jamais esquecerei seu mistério e seu desfecho.


Sinopse: Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitável, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.



Nesse mesmo período, lembro que em casa havia livros curiosos, não pelas suas histórias, mas pela proposta de leitura. Você tinha como escolher o rumo da história. Eu adorei aquilo, porque lia várias e várias vezes pra mudar o final e me surpreendia com todos eles! E esses livros pertencem a Coleção E Agora Você Decide. Acho que li uns cinco dessa seleção.






MINHAS PRIMEIRAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Ainda na casa da bisa, encontrei a minha segunda paixão. Os quadrinhos!! Pense em uma caixa enorme repleta de gibis da Turma da Mônica. Sim, essa caixa existia e ficava no quarto do meu primo. Agora pensa em uma pessoa que passava horas e horas sentada no chão lendo essas maravilhas. Só saia do transe quando alguém chamava. Foi amor imediato!





E daí por diante, o interesse só aumentou. Além da Turma da Mônica, li muito quadrinhos da Mafalda, Garfield, Peanuts, Luluzinha e Tio Patinhas.





Além deles, eu colecionava tirinhas de jornal. Tinha um book repleto delas que infelizmente acabou se perdendo :(

E um quadrinho que ficou marcado na minha adolescência foi Deus Segundo Laerte. Eu sempre gostei de humor e a colocação de Laerte nesse HQ foi simplesmente demais!






AMORES NO ENSINO MÉDIO

Nos tempos de escola, eu adorava ficar na biblioteca. E por causa disso eu era convidada várias vezes pra ficar cuidando da mesma. E para passar o tempo, nada melhor do que folhear um bom livro.

Eu tinha parado um pouco com as leituras, mas como gosto muito de livros com ilustrações, uma coleção me trouxe de volta aos trilhos literários. Chama-se Mortos de Fama e dela eu li Isaac Newton e Sua MaçãElvis e Sua Pelvis. E sim, eu ainda quero a coleção completa!




E para finalizar essa fase, não poderia faltar os clássicos Dom CasmurroO CortiçoMemórias Póstumas de Brás Cubas, Memórias de Um Sargento de Milícias, A Megera Domada, Romeu e Julieta (fizemos até a encenação rs), O Escaravelho do Diabo e por aí vai. 




INÍCIO DAS AVENTURAS

Posso dizer com certeza que o primeiro livro que me mostrou os encantos da literatura foi Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ah Juh, mas esse livro era a moda do momento... Pois bem, não foi assim comigo. 
Ganhei ele no natal de uma tia. Ela disse que era o sucesso do momento e que eu iria gostar. Recebi de bom grado, mas sabe quando você não dá a devida importância e acaba encostando em algum lugar? Foi assim com Harry. Passaram-se uns três anos e eu ouvi por acaso cometários positivos sobre o livro. Daí pensei: gente, eu tenho esse livro. Será que é bom mesmo? Quando li, nem preciso dizer no que aconteceu em seguida né?? rs.



Sinopse: Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. 



Depois disso, posso dizer que entrei nas "modas". Meus primeiros livros comprados foram O Segredo e A Cabana, além de uns livros espirituais da Zíbia Gasparetto.


Sinopse: Fragmentos de um grande segredo foram encontrados nas tradições orais, na literatura, nas religiões e filosofias ao longo dos séculos. Pela primeira vez, todas as peças do Segredo se juntam numa revelação incrível que transformará a vida de todos que o vivenciarem. Neste livro, você aprenderá como usar o Segredo em cada aspecto da sua vida - dinheiro, saúde, relacionamentos, felicidade, e em cada interação que você tem no mundo. Você começará a entender o poder oculto e inexplorado dentro de você e esta revelação pode lhe trazer muita alegria em cada aspecto de sua vida. O Segredo contém a sabedoria de mestres contemporâneos - homens e mulheres que o usaram para alcançar saúde, riqueza, e a felicidade. Ao aplicar o conhecimento de O Segredo, eles trazem à tona histórias extraordinárias para curar doenças, adquirir riquezas, superar obstáculos e alcançar o que muitos considerariam como impossível.




Sinopse: A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.



ATUALMENTE...

Sou apaixonada por livros! Sim, já comprei livro pela capa. Sim, já fiquei horas nas livrarias só analisando, sem levar nada pra casa. Sim, já comprei livros sem ter muita verba. Sim, existem livros na prateleira que não foram lidos ainda. E sim, é um mundo mágico que te leva para lugares incríveis e que desperta várias emoções ainda não sentidas.

Meu objetivo: Ler todos os livros da Agatha Christie!



E vocês, como se apaixonaram por eles? Lembram dos primeiros amores literários?



Ótimas recordações!

8 comentários:

  1. Ahh, mesmo ainda sendo bem nova senti algumas nostalgias, como de Turma da Mônica, que é um dos melhores HQ´s, até hoje ainda leio e me divirto, O Caso Dos Dez Negrinhos foi meu primeiro livro de mistério, foi com ele que me tornei amante do gênero

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju.
    Amei o momento nostalgia, confesso que não li nenhum dos livros que você citou, na verdade eu corro deles, mas infelizmente ou felizmente vou ter que ler memórias póstumas de Brás Cumas, vai ser um dos livro que vai cair no vestibular que vou prestar.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  3. Dos livros citados o unico que li foi HP, e foi no ano passado.
    Quando eu era mais nova eu não gostava de ler, tinha algumas revistas em quadrinhos da turma da monica, mas eu não lia, comecei a gostar de ler quando eu tinha uns 16 anos.

    ResponderExcluir
  4. Li muitos quadrinhos na minha infância, mas não tinha nenhum :( Lembro que meu pai levava pra casa emprestado e eu ficava sentada lendo eles, amava a Turma da Mônica. Nossa esse post foi tão bom, eu vi A Megera Domada e pensei que já tinha ouvido falar, fui procurar nos meus livros do ensino fundamental e não achei, mas fui ver a sinopse e vi que já tinha lido, pense em como fiquei triste por não ter achado o livro :( deu uma vontade enorme de lê-lo novamente, meu coração partiu hahha. Mas Harry Potter é outro livro maravilhoso também.

    ResponderExcluir
  5. Li muitos quadrinhos na minha infância, os da Turma da Mônica eram os meus favoritos. Atualmente quero muito ler A Cabana, fiquei curiosa para com o enredo e não vejo a hora de mergulhar na leitura do livro.

    ResponderExcluir
  6. Gente, que post mais amor! Nostalgia pura mesmo <3
    E quem nunca leu as revistinhas da Turma da Mônica?!
    Eu sempre gostei de ler, mas só comecei a ler com mais frequência quando já estava no último ano do ensino fundamental, e de lá pra cá foi só amor!
    Meus objetivos em relação a esse universo são muitos, mas atualmente meu objetivo é só ler o que está na minha lista (Opções é que não vão faltar!)
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ju.
    Essa postagem é bem nostálgica mesmo!
    Adorava essas revistinhas da turma da Mônica; eram hilárias.
    Agora os clássicos continuam fazendo parte da minha vida. Dou aula de literatura brasileira. rs
    Amei a postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, me lembrei de tanta coisa com ele.
    Já conhecia muito desses livros e li alguns, como: A Turma da Mônica(claro), A Megera Domada, Romeu e Julieta, Garfield, A Cabana e Harry Potter(que é o meu preferido desses).
    Meu objetivo é ler todos os livros da Jojo e do Nicholas Sparks haha. <3
    Bjs!!!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo