sábado, 28 de maio de 2016

Resenha #32 - Nossa História Com Marie


Uma verdadeira lição de vida e um legado de aprendizado e realizações.
É assim que defino o livro da nossa autora parceira Shirley Basílio, Nossa História Com Marie.


Vamos conferir?



Aos 29 anos, Marie recebe um diagnóstico que mudaria radicalmente sua vida e acabaria de vez com os seus sonhos e planos. Marie descobre que tem câncer de mama.

A princípio Marie se sentiu desolada, como era de se esperar. Ela era uma pessoa ativa, praticava corrida constantemente, se alimentava bem na medida do possível e sempre se cuidava. Por isso não conseguia entender como doença escolheu justamente o seu corpo para habitar. E Marie se entregou? Não mesmo!

“Dê o fora, corra para longe daquilo que só lhe faz mal. A vida não espera até que você decida pela melhor hora de ser feliz. Enquanto lamenta, a vida acontece, para viver e ser feliz a melhor hora é sempre AGORA.”

Quatro anos após a aceitação, Marie decide realizar uma viagem com suas melhores amigas Joan, Lauren e Angel. Elas não eram só suas melhores amigas. Elas eram uma família! Marie era muito grata também a sua mãe, por todo esforço e por toda dedicação, mas com sua trupe era diferente. Por isso planejou sua viagem com as três.

Marie sabia quanto tempo tinha e já não se revoltava mais com Deus. Ao invés de ficar se lamentando e vivendo loucamente, como muitas pessoas que enfrentam esse problema fazem, ela fez algo maior. Marie queria impactar as pessoas com sua história de uma maneira naturalmente especial. Como professora de empreendedorismo, utilizou as técnicas que lecionava para aplicar o seu projeto. E os primeiros impactados seriam seus alunos.

“A vida é sobre continuar se reerguendo, continuamente, e encontrar forças para seguir em frente, e quando você não as encontra, a vida passa a ser sobre como você convive com as suas dores e com as dores dos outros, até que consiga superá-las.”

Mas eles eram adolescentes e despretensiosos. Alguns até duros na queda. E depois de elaborar seus métodos, o maior desafio ainda estava por vir: como fazer com que seus alunos aplicassem seus ensinamentos em suas próprias vidas? Como tocar num assunto tão delicado e fazer dessa situação um aprendizado duradouro?

Como disse no início, esse é um livro que nos apresenta uma grande lição de vida. Não por causa da doença de Marie, mas pelos aprendizados que ela trouxe. Marie nos mostra como viver intensamente ao lado dos amigos, familiares e pessoas que amamos. Mostra que diante de diversas dificuldades não podemos nos abalar. Devemos lutar e ter coragem de enfrentar o problema até o final, independente do seu tamanho.

“O legado de Marie nunca foi sobre mudar o mundo ou a cabeça de seus jovens e amalucados alunos. É sobre saber o seu lugar no mundo, acreditar e lutar por ele, trata-se de uma busca pelo autoconhecimento.”

O que mais me agradou foi a forma que Marie conduziu esses ensinamentos. Como professora, ela decidiu mudar primeiro a vida dos seus alunos, usando o método que ela mais gostava, que era a arte de empreender. Muitos alunos não sabiam os motivos por estarem naquela aula, mas depois que a professora Marie passou por suas vidas, conseguiram finalmente encontrar suas vocações, tanto na vida pessoal como na profissional.

Marie se preocupava muito com sua família e melhores amigas. Não queria partir e deixar todos no sofrimento. Eles eram seu alicerce. Não poderia ir embora sem mais nem menos. E foi pensando neles também que Marie finalizou o seu legado, deixando sua imagem positiva em suas memórias. 
E as amigas eram as melhores que Marie poderia ter. Nunca a abandonaram. Nunca a desmotivaram. Melhor definição: Uma amizade eterna e sem igual!


O final é incrível e os depoimentos emocionantes. Mesmo não sendo muito fã do gênero, posso dizer que a leitura é muito gotosa. Há várias citações que ficam na memória.
Na edição e-book, notei alguns errinhos gramaticais e de troca de palavras, mas nada que interfira na história.

Para quem gosta do gênero, é um livro super indicado!



Para conhecer um pouco mais sobre a autora, acesse seu blog clicando aqui.

Há também mais informações na nossa página Autores Parceiros.

Você pode adquirir o livro pela Amazon ou pelo Clube de Autores. 



Ótima leitura!

10 comentários:

  1. Oi Juliana.
    Eu amei a resenha, ainda não li nenhum Livro onde alguma personagem tem câncer de mama, gostei bastante da premissa desse livro, fiquei bem curiosa para conferir.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  2. Gente, que resenha mais linda! Eu ainda não conhecia esse livro, mas acabou de entrar na minha lista. Marie é uma guerreira, principalmente pelo fato de ela não se deixar abater pelo câncer e tentar fazer a diferença na vida dos seus alunos. Deve ser uma história emocionante. Adorei! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Não leio muitos livros de auto-ajuda mas esse em especial me chamou muita a atenção, gosto de histórias que relevem a amizade e a força da mulher, Marie colocava a felicidade dos outros acima da sua, que guerreira !

    ResponderExcluir
  4. Gente... histórias assim me emocionam muito....
    Não sei se é por ser uma romântica incurável, por ser uma admiradora de histórias de superação ou por ser professora.... Ou se é por tudo isso haha!
    Marie simplesmente dá um chute bem na boca do estômago de quem reclama de tudo.... Cara, a mulher estava doente e fez o possível e o impossível para não ser vista como uma coitada, pelo contrário mostrou que devemos lutar sempre! Independente de nossa situação!
    Lindo blog e lindo post!! Mais um livro pra minha pequena (ok enorme) lista de leitura!!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana,

    Obrigada pela resenha, é tocante notar sua sensibilidade ao capturar a essência da amizade entre as quatro personagens e sobre o legado de Marie.

    P.S. Os errinhos gramaticais e as trocas de palavras já foram corrigidas em ambas as versões: e-book e impresso. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. ótima resenha, e apesar de ter gostado, principalmente por causa do tema que o livro aborda, eu não pretendo ler. Não leio muito auto ajuda

    ResponderExcluir
  7. A temática do livro é emocionante e reflexiva. Marie parece ser uma personagem bem forte, acredito que o livro nos trás um grande aprendizado. Adorei os quotes.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ju.
    Confesso que esse tipo de livro geralmente não me convence. Contudo, acredito que talvez dê uma chance para esta obra. O motivo é simples: o livro parece ser bem motivador e conter uma bela história. É bom para refletir um pouco.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Achei lindo a história, apesar de não ter conhecido.
    Muitas pessoas com cancêr, e mesmo quando sobrevivi a ele, não comemora. Sei disso porque minha mãe mesmo tendo conseguido sobreviver, continuou a vida "normalmente" como se não tivesse acontecido. Meu vô que morreu fim do ano passado, sofreu até seus últimos dias, além de eu nem ter podido me despedir por causa de uma briga entre ele e minha vó.
    Acho isso raro até, como o mundo está hoje, poucos se preocupam com isso, espero que esse livro mude muito a maneira de pensar de muitooos.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não ler muitos livros de auto-ajuda(quase nada, para falar a verdade) essa resenha me comoveu bastante por ter parente que já se foram por essa doença.
    Livros assim me comovem muito e tenho certeza que se eu ler ele chorarei igual um bebê. Nesses momentos que percebemos quem realmente são os nossos amigos, nas situações mais difíceis.
    Com certeza colocarei na minha lista, amei!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo