quinta-feira, 18 de agosto de 2016

As Importantes Obras Atrás das Grades


Olá Valentinos!
Vocês sabiam que muitos autores foram presos e que suas grandes obras foram escritas atrás das grades?

Dizem que a inspiração ou uma grande ideia surge debaixo do chuveiro, mas para esses autores não aconteceu dessa forma. Eles precisaram ficar confinados para que as grandes obras surgissem.


Confiram agora quem são esses autores e suas obras “prisioneiras”.



Adolf Hitler

Em novembro de 1923, como membro do Partido Trabalhista Alemão, ele tentou forçar o governo da Baviera a uma revolta contra a República de Weimar. Mas seu levante, realizado numa cervejaria, falhou e ele foi sentenciado a cinco anos de cadeia por alta traição. Durante seu confinamento, Hitler escreveu Minha Luta (Mein Kampf), uma espécie de bíblia do nazismo.


Graciliano Ramos

Nos nove meses que ficou na prisão, entre 1936 e 1937, por motivos políticos, o escritor alagoano viu ser publicado seu romance Angustia. Mas o livro Memórias do Cárcere, relatando essa experiência, só seria publicado no ano de sua morte (1953).


Jean Genet

Abandonado pela mãe quando ainda era uma criança, o francês Jean Genet iniciou cedo sua vida atrás das grades. Com dez anos, foi mandado para um reformatório por roubo. Fugiu, mudou de nome, trabalhou como garoto de programa e continuou praticando furtos. Passou 13 anos na cadeia, onde se lançou na carreira literária. Em 1940, publicou Nossa Senhora das Flores.


John Cleland

Foi preso em Londres por causa de uma série de dívidas. A fim de tirá-lo da cadeia, um editor ofereceu dinheiro para que ele escrevesse uma novela pornográfica. Em 1750, ainda detido, Cleland terminou Fanny Hill, Memórias de uma Mulher de Prazer.


Jorge Amado

A primeira prisão aconteceu em 1936. Dois anos antes, ele tinha sido organizador do Congresso Juvenil Proletário-estudantil. Ficou preso durante dois meses, com outros intelectuais, na Polícia Central. Em 1937, militares apreenderam e queimaram exemplares do romance Capitães de Areia. A última prisão foi no ano de 1942, em Porto Alegre. Depois disso ele foi cassado em 1948 e ficou exilado até junho de 1952.


Marco Polo

Depois de retornar da china, o explorador veneziano se tornou comandante de uma esquadra na guerra entre Veneza e Gênova em 1298. Capturado pelo inimigo e aprisionado pelo menos por um ano, ele ditou As Viagens de Marco Polo para um companheiro de cela chamado Rusticiano.


Miguel de Cervantes

Preso em 1597 em Servilha, Espanha, por causa de algumas dívidas. Durante os três meses de permanência na cadeia, iniciou Dom Quixote. O maior escritor da literatura espanhola foi também prisioneiro dos piratas mouros por cinco anos.


Monteiro Lobato

Ele enviou uma carta ao presidente Getúlio Vargas, criticando a política brasileira de petróleo e as torturas do estado Novo. Foi preso em 20 de março de 1941. Cumpriu três meses dos seis a que fora condenado.


Oscar Wilde

Em maio de 1895, após três polêmicos julgamentos, ele foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados, por “cometer atos imorais com diversos rapazes”. As condições da prisão na Inglaterra eram extremamente cruéis. Wilde escreveu uma denúncia longa e mordaz contra um jovem chamado Bosie, publicada no livro De Profundis, acusando-os de tê-lo arruinado. Bosie era o apelido de um de seus amantes. Foi o pai de Bosie que levou Oscar Wilde ao tribunal.


Paulo Coelho

Em 1974, o escritor e Raul Seixas já eram parceiros musicais, amigos e adeptos da magia negra. Durante um show de Raul, em Brasília, Paulo Coelho subiu ao palco e discursou a favor da anarquia. Era época da ditadura militar e, ao voltarem para o Rio, Raul foi chamado para depor na Polícia Federal. Paulo Coelho resolveu ir junto, vestindo uma camisa paraguaia. A Polícia considerou aquilo uma provocação e Paulo ficou preso durante um mês.


Rachel de Queiroz

A escritora entrou para o Partido comunista em 1930. Em 1937, ficou três meses encarcerada numa sala do quartel do corpo de bombeiros de Fortaleza. Rachel rompeu com o partido quando dirigentes tentaram convencê-la a mudar o enredo de seu segundo romance, João Miguel, por achar que a trama estaria carregada de “preconceitos contra a classe operária”.


Voltaire

Entre 1717 e 1718, passou 11 meses preso na Bastilha por escrever poemas contra o regime. Começou a produzir seu poema Épico Henriade.


Thomas Malory

As histórias do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda foram publicadas por Thomas em 1469. Na ocasião, ele cumpria pena na prisão de Londres.

Fonte: O Guia dos Curiosos.



E vocês, conhecem algum outro escritor que ficou preso e consequentemente escreveu obras memoráveis? Conte aqui pra gente!!


Até a próxima!

3 comentários:

  1. Oiii, eu já sabia que Paulo Coelho havia sido preso, mas nem fazia ideia dos demais, adorei o post. Monteiro Lobato preso? Minha nossa.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi mesmo uma surpresa fazer esse post. Quem diria né?? rs.
      Abs!

      Excluir
  2. Depois que vi o nome do Monteiro Lobato na lista de presos fiquei curioso. Não sabia que ele era tão ruim assim pra acabar preso rs. As obras dele são ótimas.

    http://umjovemnomundodasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo