sábado, 24 de dezembro de 2016

Resenha #49 - Maus


Muitos já ouviram falar sobre a crueldade sofrida pelos judeus nos campos de concentração de Auschwitz e o holocausto feito naquele lugar sem nenhum sentimento de pena, culpa ou compaixão. Porém Art Spiegelman decide criar uma nova visão sobre essa terrível guerra através da experiência de seu próprio pai.


Confira agora como Maus foi elaborado e porque é considerado um dos HQs mais vendidos no mundo.




Considerados como seres não humanos por Adolf Hitler, o povo judeu não teve nenhuma chance de fugir do destino que os aguardavam nos grandes campos de concentração criados pelos alemães. Poucos sobreviveram às torturas diárias, fome, doenças, tristeza e insanidade. Vladek sobreviveu, mas sua sorte deixou consequências pra toda vida.

Art, seu único filho vivo, sempre quis contar a história de seu pai para o mundo. Mas como reproduzir sua luta, coragem e momentos de tristeza de uma maneira delicada, mas sem muitas apelações? Unindo seu dom artístico e criatividade, o HQ Maus foi lançado.




Vladek era um comerciante de tecidos na Polônia, que encontrou o amor em Anja e com ela teve seu primeiro filho. Tudo estava indo bem até que os primeiros indícios de guerra começaram a surgir. Nessa ocasião, ele foi convocado para o front e feito prisioneiro logo em seguida. Utilizando seus dons de vendedor, conseguiu voltar para casa alguns dias depois.

Infelizmente Hitler decidiu que nenhum judeu deveria permanecer vivo e feliz. O decreto para dominar suas terras, casas e comércios foi anunciado, e com isso muitos foram parar em Auschwitz, onde trabalharam como escravos, expostos diariamente à humilhação, medo e fome. Grande parte da população foi dizimada, mas por sorte Vladek sobreviveu.





Além de relatar a triste história de seu pai, Art também contará um pouco de como esses acontecimentos afetaram sua vida, além das manias que Vladek criou por consequência e reflexos da guerra, como por exemplo, devolver todo alimento que não era consumido para o mercado onde fez a compra.

Por mais que o holocausto seja um assunto delicado, Art decidiu colocar também um pouco de humor na história. Vladek é um sujeito resmungão, que vive reclamando dos cuidados que recebe de Mala, sua segunda esposa, e a todo momento implica com algumas atitudes de Art. Para isso, ele usa a tática do "caras e bocas", o que torna o HQ um pouco mais leve, mostrando a mudança repentina de humor do pai. Mesmo me incomodando um pouco, no final você até entende o porque desse seu comportamento.





Com toda certeza, Maus precisa ser lido por todos. Quando começamos a leitura, não sabemos muito o que nos espera, até que logo nos primeiros quadrinhos conseguimos entender a essência que o HQ transmitirá. Lembro que quando o vi pela primeira vez, pensei: "Como é possível relatar a história da ocupação nazista através de um HQ?". Depois que terminei a leitura, descobri que sim, é possível.

Na publicação original, o HQ era dividido em duas partes, com impressões separadas. Porém a editora decidiu fazer uma única publicação, o que facilita nossas vidas e não nos tira do foco dos quadrinhos iniciais. Não posso contar muitos detalhes, pois como a leitura é bem rápida, acabaria contando toda a história do meu querido ratinho Vladek.

Eu sou muito fã de HQ e os desenhos do autor me conquistaram. Mesmo com traços simples e não coloridos, os sentimento de cada quadrinho pode ser sentido e interpretado. Particularmente adoro HQs e Mangás preto e branco, e com Maus não poderia ser diferente.


Foi a melhor adaptação sobre o tema que já li na vida e por isso não posso deixar de indicá-lo aqui. Leiam sem preocupação. Não é um clichê. Não é repetitivo. É uma história emocionante!


Para saber mais sobre o HQ e o autor, acesse o Skoob clicando aqui.


Ótima leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo