quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Livros Aleatórios #1 - Passarinho


Em 2016 iniciamos um novo projeto chamado Livros Aleatórios. A intenção é ler uma vez por mês um livro sorteado entre uma seleção de 60, de todos os gêneros, editoras, autores e gostos. Para saber mais sobre esse desafio, clique aqui!

E em janeiro o livro sorteado foi Passarinho, de Crystal Chan.


Confira agora a resenha desse livro que me surpreendeu!


Joia é uma menina de doze anos, que desde a data do seu nascimento carrega a dor de uma terrível desgraçada que aconteceu em sua família: a morte de seu irmão mais novo, John. Em um ato extremamente inocente, o menininho de cinco anos pulou de um penhasco, pois acreditava que podia voar igual a um passarinho, já que seu avô o vivia chamando assim. O avô se sentiu muito culpado e nunca mais falou uma palavra sequer.

Joia não teve a oportunidade de conhecer John, mas durante toda a sua infância era constantemente lembrada sobre essa tragédia, através do silencio amargo e doloroso de seus pais e avô.  Eles nunca conversavam sobre nada. Nunca perguntavam se ela estava bem, ou quais eram os seus sonhos. Nunca davam carinho e aconchego, e não a confortavam em momentos de medo e solidão.

Joia sabia que isso tudo era consequência da morte do irmão e tinha certeza que todas as alegrias do passado não poderiam ser iguais para ela. Nunca poderia ter um aniversário igual de outras crianças, porque os pensamentos de todos estariam voltados para o dia da tragédia.

“É a isso que me refiro quando falo do silêncio. Meus pais não me perguntaram por que fui ao penhasco, com que frequência vou lá ou se podiam me acompanhar. Não me perguntaram como eu me sentia quando ia lá, se eu pensava em Passarinho ou se tinha vontade de voar atrás dele.”

Ela era muito solitária e passava quase a metade do dia no penhasco de onde seu irmão pulou. Não tinha amigos e vivia sobre os olhos da sociedade, por ser diferente das demais pessoas, por causa da mistura de raças presentes em sua família. Mas isso mudou, quando um garoto misterioso apareceu em sua vida. O nome dele também era John. Ele era muito inteligente e seu sonho era ser astronauta.

Com o passar do tempo os dois se tornaram grandes amigos, mas o avô de Joia achava que John era um espírito do mal, que na crença de seu país era conhecido como duppy. Mas ela não ligava, porque tinha certeza que Jonh não era um espírito incorporado no corpo de um ser humano. Ela nem sabia se acreditava mais nessas coisas.

“Às vezes ela me surpreende, como naquele dia do trenó ou quando ficou tão feliz e sorridente com John. Só que dói quando ela faz essas coisas assim – um lugar em meu peito dói de verdade -, porque esses momentos nunca, nunca duram o bastante.” 

A partir dessa amizade, Joia passou a sorrir e a cada dia se sentia mais leve ao conversar com Jonh. Ele era uma pessoa em quem podia confiar os seus principais segredos e frustrações. Apesar dos problemas familiares, Joia estava feliz.

Mas certo dia um terrível acidente acontece. Um acidente que mudou pra sempre a vida dessa família, e que fez até um grito enorme sair da garganta de um avô triste e solitário. Muitos segredos começaram a serem revelados, desde o dia da morte de Passarinho. E Joia terá uma experiência incrível, que jamais sonhou ter na vida.


Esse livro é muito triste. Isso você precisa saber!

Mas é uma história linda demais. Quando terminei de ler, estava aos prantos. Aquele tipo de choro que parte o coração em mil pedaços, mas que tem os mesmos recolhidos com todo o cuidado.
Há trechos (na verdade quase todo o livro) que você começa a se colocar no lugar de Joia e começa a dizer coisas como: ela é só uma criança que sonha com um amor que, aparentemente não foi feito pra ela. O que ela fez de errado?

A falta de diálogo entre essa família é algo incrivelmente triste e desesperador. Eles são muito supersticiosos e acreditavam em proteções por meio de objetos e amuletos, mas não acreditavam na conversa. Preferiam guardar tudo e sofrer em silêncio. Mas eles não conseguiram perceber durante muito tempo, que isso afetou demais a vida de sua única filha.

Agora Joia está crescendo e não consegue mais aceitar tudo o que acontece em sua casa. Ela está na fase de muitas perguntas e para conseguir ser feliz ou pelo menos tentar ver o lado positivo da vida, ela tem a necessidade de ouvir algumas respostas.

A autora conseguiu me envolver e fiquei muito satisfeita com o primeiro livro desse desafio.
Recomendadíssimo! Já é o primeiro preferido do ano!

Se você gosta de se emocionar e aprender lições que ficarão para o resto da vida, esse livro contém a história certa.


Para saber mais sobre o livro e a autora, acesse o Skoob clicando aqui.


Ótima Leitura!

4 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Sua resenha está incrível! Não conhecia "Passarinho", mas agora, com certeza, vai entrar na minha wishlist!

    Parabéns pelo blog!

    Nathalia Moraes
    http://dentro-das-paginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      Muito obrigada!
      Esse livro é lindo demais!! Me surpreendi completamente! Também não conhecia, mas quando comecei a ler, já estava prevendo que seria um dos meus favoritos do ano! Se tiver oportunidade leia sim e prepare os lenços rsrs.
      Abs!

      Excluir
  2. Olá, Ju.
    Não esperava um enredo tão encantador nesse livro; sua resenha me surpreendeu completamente. Imagino que essa obra irá me ganhar sem qualquer dificuldades.
    Belíssima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Ah esse livro é demais. Foi uma grande surpresa, principalmente porque não costumo ler sinopses antes da leitura, ainda mais sendo um livro que estava fora dos meus planos. Mas a história é linda demais, não tem como resenhar de outra forma! Se tiver chance leia sim, você vai amar!
      Obrigada pelas palavras :)
      Abs!

      Excluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo