domingo, 8 de maio de 2016

Documentário The Propaganda Game


Alguns acreditam que a Coreia do Norte é um país misterioso, cego e que ameaça todos os seus habitantes que não seguem os fundamentos impostos pelo líder Kim Jong-un. Outros acreditam que é um país normal, civilizado e feliz, que se prepara para uma guerra iminente.


Apresentamos o documentário espanhol The Propaganda Game. Tire suas próprias conclusões sobre esse país polêmico e que está do centro das atenções do mundo.



Produzido pelo cineasta espanhol Alvaro Longoria e lançado em outubro de 2015, tem como objetivo desvendar a propaganda enganosa feita pela Coreia do Norte, além da manipulação constante de informações.

Após muita insistência, Alvaro conseguiu uma autorização do Governo Norte-Coreano para ir até o país e realizar a sua pesquisa, porém sempre acompanhado de agentes e do único estrangeiro a serviço do país, o também espanhol Alejandro Cao de Benós.

Mesmo o governo autorizando entrevistas com qualquer cidadão, basicamente acompanhamos só os relatos de Alejandro, os agentes que o acompanham e dos generais do exército. Ao entrevistar poucas pessoas comuns, o discurso era sempre o mesmo: eram pessoas felizes que admiravam todo o esforço do líder Kim Jong-un.


Tenho certeza que a maioria das pessoas conhece a história da Coreia do Norte pelos olhos dos noticiários e principalmente pela produção e testes de armas nucleares. Porém ao assistir o documentário, eu particularmente percebi que não se trata apenas disso.
Como o nome diz, parece um jogo de propaganda constante. Vivem com medo de ataques vindos do EUA e a única defesa são as armas nucleares. Eles acreditam que se não fossem por elas, o país já teria sido invadido. E para passar uma imagem “positiva” para o mundo, criam cidadãos “felizes”. Até mesmo Alvaro disse que em apenas cinco dias no país, já estava acreditando que aquele lugar era mesmo maravilhoso.


A economia da Coreia do Norte sofreu uma grande queda e levou milhares de pessoas a morrerem de fome nos anos 90. E um dos questionamentos de Alvaro é de onde vem o dinheiro? Quem fornece esses altos valores para o país? Em uma visita que fez a um morador, pediu para ver o interior de sua geladeira. Resultado: não conseguiu ver.


Outro ponto forte no documentário é a extrema adoração que as pessoas sentem pelo líder atual, Kim Jong-un, e pelos falecidos ex-presidente Kim II-sung e o General Kim Jong-il. Em dezembro de 2011 Kim Jong-il faleceu, levando o país inteiro ao choro. Não se via uma única pessoa com os olhos secos. Muitas pessoas acreditam que era pura encenação e exagero.

Andando pelas escolas infantis, Alvaro notou que desde pequenos os alunos são instruídos a seguirem as regras do país e adorar o líder. Essa ideologia de vida é construída desde cedo e depois não saem mais de suas mentes. Praticamente o que Kim Jong-un fala é lei e quem desobedece é punido.

Kim Jong-un odeia os Estados Unidos, mas adora o Mickey Mouse.


E por fim temos o espanhol Alejandro. Ele alega que desde cedo sentiu vontade de servir as forças armadas da Coreia do Norte e que esse sonho se tornou real. Para um país tão isolado, a correspondente pacífica da Ásia Georgina Higueras acredita que Alejandro é uma ponte entre a Coreia do Norte e o mundo exterior. Acredita que é um grande influenciador e que através dele, muitas coisas entram no país.

Ele não é norte-coreano e nunca será. Então porque mantém essa relação forte com o país? O que ele ganha em troca? E um detalhe que me chamou a atenção foi: pra um cara que é fanático por um país desde a adolescência, como é que ainda não sabe falar e nem entender o idioma local? Ele fala e entende apenas as palavras mais importantes, que é vida longa a Kim Jong-un. Isso sim é bem curioso.


Alvaro não conseguiu as respostas que queria. Mas nunca poderia, já que ele mesmo afirmou que depois de toda sua jornada, é difícil dizer o que verdade e que talvez nunca saiba. As respostas são padronizadas e disponibilizadas para quem quiser ouvi-las.

O que de fato acontece naquele país além do que vemos nos noticiários? Será que eles são apenas um povo com medo constante e que fazem de tudo para se proteger? Ou será que sofrem uma lavagem cerebral profunda em prol de um país e governo que não conhecem a fundo?


Se você quer descobrir um pouco sobre essas perguntas, recomendo que assista a The Propaganda Game e tire suas próprias conclusões. Será que devemos mesmo ter medo das ameaças da Coreia do Norte?


Para conhecer um pouco mais sobre a série, acesse o site da Netflix clicando aqui.


Até mais!

9 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa quanto ao documentário, até por não saber muito sobre este país, mas realmente alguns lugares passam uma ideia de vida perfeita, escondendo os pontos negativos dos noticiários, certeza que irei assistir

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju.
    Gostei bastante da dica de documentário. CN é um lugar misterioso. Há certas coisas praticamente impossíveis de se saber, a não ser que se more lá.
    Vou assistir ao documentário; certamente vou gostar.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a indicação do documentário, pois conheço a Coreia do Norte somente pelo que se passa nos noticiários e por algumas poucas reportagens que já assistir, em que a imagem que se passa é exatamente essas: pessoas "felizes" e que "adoram" o Kim Jong-un, como você mesmo falou. Esse é um país que com toda certeza levanta diversas especulações!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa, vou procurar pelo documentário. É bem interessante o que acontece na Coreia do Norte, acredito que tem muitas coisas escondidas por trás dessa ''felicidade'' toda.

    ResponderExcluir
  5. Quando penso em Coreia do Norte só penso em sofrimento e em guerra, não imaginava que mesmo com tudo isso, era um país feliz. Lamentável o que acontece ao nosso mundo e muitas vezes não sabemos, temos tanto para comer e muitas vezes reclamamos por ter "nada" enquanto tem gente que realmente não tem nem para se alimentar direito.
    Gostei das perguntas, só me fez ter mais curiosidade sobre o mesmo, pensei que era um filme e não uma série, mas é bom pra quem ama saber mais sobre outros paises. Uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.
    Eu nunca li um documentário, porém confesso que amo assistir, não sei qual seria minha reação ao ler, ao invés de assistir, e estou muito animada para descobrir, Interessante o livro ter como tema principal A Coreia do Norte, o que é realmente triste.
    Irei ler com certeza.
    Boa Tarde

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa, fiquei bem curiosa pra ver esse documentáriO!
    Eu nunca tive a curiosidade de pesquisar sobre a Coreia do Norte, não sabia que era assim.
    Que país estranho, parece quem vivem numa farsa constante! Vou procurar esse documentário.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o documentário mas achei bem interessante, realemente o pouco que sei sobre a Coreia do Norte não é algo tãoo positivo e nunca pesquisei sobre pra saber mais. Pensei que era um filme e adoraria vê-lo, principalmente por falar de um país lindo mas que tão pouco conheço(pois tudo o que sei é pelo que ouço na escola e vejo as vezes na internet). Gostei por ter na netflix, não gosto de ver episódios de uma série em outro site pois não me dou bem com episódios em baixa qualidade, com certeza verei alguns episódios.

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante o documentario, mas não pretendo assistir pois não gosto muito dedocumentarios.
    Nunca pesquisei nada sobre a Coreia, mas quando eu quiser vou dar uma olhada no documentario

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo