domingo, 26 de junho de 2016

Resenha #35 - Novembro de 63


Uma viagem no tempo com grandes acontecimentos e reviravoltas no melhor estilo de Stephen King.


Mudar o passado é o sonho de muitas pessoas. Mas se fosse mesmo possível, seria uma tarefa simples? A harmonia seria perfeita a ponto de colaborar com suas ideias de um futuro diferente? É o que vamos descobrir.

Preparados para viajar com a Valentina até Novembro de 63? Então vamos lá!!

Desafio #EuLi2016



Jake Epping é um professor de inglês que acabou de sair de um casamento complexo, devido os problemas alcoólicos de sua ex-mulher Christy.
Certo dia ao propor uma redação para a turma com o tema o dia que a minha vida mudou, Jake se depara com uma redação comovente, de um aluno esforçado e especial chamado Harry. O pequeno Harry relata que, na noite de Halloween, seu pai matou sua mãe e seus irmãos de uma maneira covarde, e que ele conseguiu escapar por muito pouco.

Impressionado com sua história e o destacando como aluno da melhor redação, Jake o convida para comemorar na lanchonete de Al Templeton. O dono do lanche Gordobúrguer estava terrivelmente doente, mas fez questão de tirar uma foto dos dois e coloca-la no mural da fama do Al.

Mas Al também tinha uma proposta para Jake, agora solteiro e sem grandes ambições na vida. Al explica que há muito tempo tentou concluir uma missão extremamente importante e que poderia mudar a história do mundo, ou pelo menos dos Estados Unidos. Ele tentou impedir a morte do ex-presidente John Kennedy, dando fim ao seu assassino Lee Oswald. A princípio Jake não entende como isso poderia ser verdade, visto que não existia uma máquina do tempo. Ele achou que Al estava delirando devido o grau de sua doença.

O que jamais poderia imaginar é que Al falava a verdade o tempo todo. E isso ele pode comprovar quando finalmente conheceu a Toca do Coelho.

“Aquilo ia mesmo acontecer. Na verdade, já estava acontecendo. O espetáculo começara.”

Al mantivera esse segredo na dispensa da lanchonete por anos. No fundo da minúscula salinha havia uma escada, que parecia não levar a lugar nenhum, até que Jake fez o teste. Ainda não acreditando, começou a usar a escada, de olhos fechados. Quando começou percebeu que a voz de Al ficava mais e mais distante e ao abrir os olhos, estava no ano de 1958, na Terra de Antigamente.

Al dera as instruções para Jake, mas antes de embarcar nessa aventura, ele decide fazer um teste. Iria salvar a família de Harry. Só que se voltasse para 2011 e viajasse de novo para 1958, tudo seria apagado. Cada viagem era um recomeço.

“A resistência à mudança é proporcional a quanto o futuro pode ser alterado por qualquer ato dado, eu dissera a Al com a minha melhor voz professoral, e era verdade. Mas não fizera ideia do custo pessoal. Agora fazia.”

Na segunda ida para 58, preparou um plano para mudar as vidas de Harry, Carolyn Poulin que Al salvara na sua última viagem e o presidente Kennedy. Jake era um homem justo e precisava ter certeza que Lee Oswald era mesmo quem planejava o crime conforme as anotações de Al. Quando já tinha se familiarizado com o passado, alugou algumas casas e começou a seguir os passos de Lee e seu amigo George de Mohrenschildt, segundo suspeito na conspiração.

Mas algo inesperado acontece. Algo que pode abalar todo o seu propósito: Jake conhece Sadie Clayton, uma bibliotecária escolar, e se apaixona. Ele nunca foi um homem muito sentimental, mas seu amor por Sadie cresceu de tal maneira, que agora estava dividido entre ficar no passado com sua amada e esquecer a ideia de salvar o presidente ou terminar a sua missão e levar Sadie consigo de volta para o futuro.

“Descobrira muitas coisas enquanto explorava o meu novo ambiente, e uma delas era que, se a gente agisse como se o lugar fosse nosso, todos pensariam que era.”

O passado era obstinado e talvez não quisesse ser alterado, e Jake estava sentindo isso na pele. Sadie era alegre, inteligente e divertida, mas com certeza ela não acreditaria na sua história de homem do futuro, e mentir estava ficando cada vez mais difícil.

Jake viveu 5 anos entre Dallas, Derry e Jodie de antigamente e agora novembro de 1963 estava se aproximando. Ele tinha uma escolha a fazer. Mas como sempre dizia: o passado é obstinado. Não queria que tudo desse errado e não queria perder Sadie. Será que mesmo realizando algo tão grandioso, o passado não iria mesmo colaborar. Só havia um jeito de descobrir.

“Quer saber de uma coisa engraçada? Nem quem é capaz de viver no passado sabe o que o futuro lhe reserva.”


Com uma escrita extremamente envolvente, Novembro de 63 é aquele livro que você quer devorar, mas ao mesmo tempo não quer que termine. Basicamente, posso dizer que o objetivo é voltar ao passado e salvar a vida de John Kennedy, mas não é só isso. Há muitas histórias e acontecimentos no decorrer dos anos. Ninguém vive por tanto tempo em um lugar sem fazer nada, certo?

Jake adotou o nome de George Amberson enquanto esteve em 58 e aproveitou para descobrir todas as sensações daquela época. Al lhe entregara uma boa quantidade de dinheiro do passado, para que pudesse sobreviver e cumprir a sua missão. Como ele precisava esperar o momento certo, resolveu retomar sua carreira de professor e foi através disso que conheceu Sadie.

Sadie é uma querida. Com seu jeito todo atrapalhado e sua coragem sem igual, conquistou o coração de Jake. Ambos viveram momentos tensos, mas um cuidou do outro quando foi preciso. Em um desses momentos, Jake precisou decidir de vez se contava tudo ou não, já que em alguns momentos ele deixou escapar vestígios do futuro.


Conhecer o passado através da viagem de Jake foi incrível. Tudo bem detalhado, como as roupas, as músicas, as gírias e até os seriados e novelas da época, mas sem ser algo maçante. Senti-me como se estivesse assistindo a uma série com personagens marcantes e com um enredo cativante (minha torcida é que vire mesmo uma série, assim como Under The Dome).

Claro que o suspense não poderia faltar. Em todas as viagens ao passado, quem recepcionava Jake era um homem misterioso, com um toque de bêbado incurável, conhecido como o Homem do Cartão Amarelo. Ele parecia saber sobre a Toca do Coelho, mas como vivia embriagado, ninguém dava muita atenção para o pobre coitado. Menos Jake. Para ele, esse homem era assustador.


O mais emocionante de voltar ao passado é saber como será o futuro. Como por exemplo, as apostas de Jake. Afinal de contas ele sabia quem seria o vencedor de um jogo ou luta. Só que os caras maus também existiam em 58 e poderiam se tornar um grande problema. Mas como conter essa curiosidade? Eu também não conseguiria.
Outra coisa legal é que as pessoas pareciam ser mais amistosas com o próximo naquele tempo, além de confiar uma nas outras. Jake fez várias amizades e percebemos que todas elas foram sinceras, sem esperar nada em troca.



Li a versão e-book, então não posso falar sobre a qualidade do livro impresso, mas conhecendo outras obras do autor, acredito que a qualidade manteve-se ótima.

Não vou conseguir revelar mais detalhes por medo de espalhar spoilers demais. Só posso dizer que é uma história incrível, com uma viagem rica ao passado. Simplesmente adorei!
Jake enfrentou vários problemas que poderiam ter encerrado a sua aventura, afinal o passado estava de mal humor. Será que dará tudo certo? Isso você irá descobrir lendo Novembro de 63.


Para saber mais informações sobre o livro e autor, acesse o Skoob clicando aqui.


E vocês já leram Novembro de 63? O que acharam?
Se não leram, é uma ótima recomendação!


Ótima leitura *-*

10 comentários:

  1. Ju, eu sou fascinada pelas histórias de Stephen King. Já li três obras do autor e a cada leitura me surpreendia mais e mais. Novembro de 63 mostra ser tão cativante e envolvente como todos os outros livros do King, por nos trazer não somente personagens únicos, mas também uma trama cheia de suspense, colocando as viagens no tempo, a salvação de John Kennedy e um romance que prende todo leitor.
    Novembro de 63 está em minha lista de desejados torço para lê-lo em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Preciso urgentemente ler algum livro do King!!
    Esse livro está na minha já faz um tempinho, mas ainda não tive oportunidade de ler. Eu adoro a premissa dele, ainda mais por envolver um momento histórico que foi a morte do Presidente Kennedy, além do habitual mistério e a boa pegada do romance.
    Adorei a resenha e fiquei ainda mais instigada com essa leitura. Espero poder ler ainda esse ano e finalmente tirar esse atraso de não ter lido nada do King. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu uma grande amante de mistérios, suspenses...e ainda não li nada do King! sua escrita aparenta ser envolvente, nos fazendo sofrer pelos personagens, que devem ser muito bem construídos, o autor parece detalhar na medida certa as características da época, desejo ler a obra em breve e ''quebrar'' a cabeça tentando desvendar o mistério

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ju.
    King é um mestre, então tenho certeza que a obra é realmente maravilhosa. A premissa é muito boa e como sei que o King preza pela qualidade, imagino as descrições da época estejam realmente excelentes, como você mencionou.
    Sem dúvidas, quero ler a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Li pouca coisa de Stephen King e sempre fico fascinada pela sua genialidade. Amei o enredo deste livro, amo a possibilidade de viagens no tempo e colocar um fato histórico no meio deixa a historia mais interessante. Além de tudo tem romance. Como não amar um romance no meio de tanto mistério e suspense?

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Depois de ouvir falar tanto sobre a escrito do Stephen King estou bem curiosa para poder ler algo dele e com certeza esse e um dos principais livros dele que quero ler, gostei muito desse enrendo que acaba envolvendo o leitor e me deixou bem curiosa para poder ler, esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito desses livros que dão vontade de ler mas a gente fica com medo de acabar porque não tem mais. É muito bom quando é assim. E ele tem uma ideia bem interessante e com esse autor é certo que é bem feito e a história é boa de acompanhar. Tenho curiosidade pra ler ele, faz tempos que vejo boas resenhas do livro e também não leio nada do autor já há algum tempo, então seria uma boa dica.

    ResponderExcluir
  8. Que livro maravilhoso! Esta obra é bem diferente do qu já li do Stephen King, mas parece ser tão bom quanto os outros.
    Principalmente a parte que descreve as coisas de antigamente <3

    ResponderExcluir

  9. Sei que é ficção mas me senti muito mal pelo Harry :( que trágico isso, em saber que isso já aconteceu muito nesse mundo... Se eu fosse Jake também acharia que Al está delirando, na verdade, mesmo não sendo já pensei que ele estava hahaha.
    Não li esse livro e normalmente não leio quando há viagens do passado mas esse realmente me deu uma imensa vontade de lê-lo, de saber mais sobre a história da família de Harry, se ele conseguiu salvar a família ou prefiriu viver com sua amada, se conseguiu salvar o presidente... Tantas dúvidas, um excelente livro, entrou pra minha lista.

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li nem um livro do autor Stephen King, mas tenho diversos livros dele em minha lista de leituras, achei bem interessante a história deste livro, e pretendo ler.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo