quarta-feira, 27 de julho de 2016

Resenha #38 - A Última Carta de Amor


Jennifer Stirling sofre um grave acidente e acorda dias depois sem se lembrar de nada sobre sua vida. Mora em uma casa perfeita, tem um marido rico e amigos de cena de filme, mas sente que nada daquilo lhe pertence.


Quarenta anos depois, a jornalista Ellie Haworth localiza algumas cartas de amor no porão da editora e começa a se identificar com a história desse romance, inclusive por estar vivendo algo parecido.

O que essas cartas apaixonadas revelam e qual é a ligação que elas poderiam ter com essas duas mulheres?



Meu querido e único amor,
Eu falei a sério. Cheguei à conclusão de que o único caminho é um de nós tomar uma decisão ousada.
Não sou tão forte quanto você. Quando a conheci, achei que você fosse uma coisinha frágil, alguém que eu precisava proteger. Agora percebo que me enganei. Você é a forte de nós dois, a que é capaz de suportar conviver com a possibilidade de um amor como este, e com o fato de que ele jamais nos será permitido.
Peço-lhe que não me julgue por minha fraqueza. A única forma de eu poder suportar isso é estar em um lugar em que não a veja nunca, em que eu não seja assombrado pela possibilidade de vê-la com ele. Preciso estar em um lugar onde a pura necessidade impeça que você ocupe cada minuto, cada hora dos meus pensamentos. Aqui isso é impossível.


Ellie trabalha no Nation, um jornal com mais de cem anos de existência, que devido ao tempo e o espaço que ganhou na mídia, precisa de uma sede mais espaçosa e estruturada. Antes das editoras mudarem de vez, Melissa, chefe de Ellie, pede para a jovem jornalista escrever uma matéria voltada para atitudes femininas de cinquenta anos atrás, como moda e atitudes.
Enquanto conversava com John pelo computador, Ellie ficou paralisada ao ler a carta de amor que estava entre todos os documentos que conseguiu pegar. A mesma foi endereçada a uma mulher, mas não dizia seu nome. A única pista que tinha era a assinatura do autor, o romântico “B”. Porém não foi o mistério que abalou Ellie e sim o amor proibido que a carta revelara. Olhou para o computador e imaginou John escrevendo aquelas mesmas palavras.


Quarenta anos atrás, Jennifer acordava em uma cama de hospital sem se lembrar de nada sobre a sua vida. Não sabia quem era, não reconhecia sua família e nem seus amigos. Assim que teve alta, descobriu que era casada e que morava em uma linda casa. Eram um casal da alta sociedade.
Porém Jennifer sentia-se perdida entre aquelas pessoas. Sentia que não pertencia mais aquele lugar e também que não amava o marido como pensava.
Algum tempo depois, Jennifer decide dar uma boa olhada nas suas coisas, pra tentar puxar algum tipo de memória adormecida. Ao fazer isso, encontra um livro com alguns papéis dentro. E ao ler um deles percebe que é uma carta de amor endereçada a ela assinada por B. Mas quem seria B? Tempos depois após uma briga com o marido, Jennifer descobre que B era um apelido carinho para Anthony O'Hare, seu amante. E segundo Laurence, seu marido, o mesmo tinha morrido no acidente de carro quando tentavam fugir.

Os dois se conheceram quando ele se infiltrou na alta sociedade para escreve uma matéria sobre o tema. E desde esse dia o amor entre os dois só crescia, mas ela tinha medo de deixar seu marido e ser a desgraça da família. Quando Jennifer decidiu abandonar tudo, o acidente aconteceu.

Anthony passou quatro anos achando que Jennifer tinha o abandonado na estação. O que ele não sabia é que a veria novamente em uma outra festa, em outras condições que poderiam decidir de vez o futuros dos dois. Agora não era só a segurança do marido que a prendia. E por outra brincadeira do destino, suas vidas seguiram rumos diferentes e o amor que tanto sonharam não foi concretizado, deixando muita dor tanto para os dois, como para o marido de Jennifer.


De volta ao presente, Ellie estava obcecada pelos amantes, já que a sua relação com John seguia o mesmo curso. Queria a qualquer custo descobrir se tiveram mesmo um final feliz. Se conseguiram ficar juntos e se precisaram esperar tanto tempo para oficializarem de vez o romance. E através dessa busca incessante, acaba conhecendo Rory, o bibliotecário da equipe de Arquivos. Juntos acabaram encontrando mais cartas de amor e além delas, uma ótima amizade. Ellie estava apaixonada por John, mas não tinha certeza se a relação daria certo, e com Rory era diferente. Ele queria mesmo algo sério e descomplicado.

Mas o que aconteceu com Jennifer e Anthony? Mesmo seguindo caminhos distintos, será que voltaram a se encontrar e viveram um amor de novela? 
E Ellie e John tiveram algum futuro? Ele deixaria a mulher e filhos para viver essa paixão?

Quando se entra em uma relação complicada, que envolve famílias e decisões difíceis, nem sempre o final é feliz. E mesmo correndo esse risco, essas duas mulheres decidiram investir em seus amores.
E para saber se o "felizes para sempre" marcou presença em suas vidas, apenas viajando na Última Carta de Amor para saber!


“Estou lhe dizendo isso porque preciso que saiba que vou ser um homem melhor. Ha! Mal posso acreditar que eu esteja escrevendo tamanho clichê. Mas é verdade. Você me faz querer ser uma versão melhorada de mim mesmo. Passei horas aqui, olhando para a garrafa de uísque, e então, há menos de cinco minutos, finalmente me levantei e entornei aquela droga toda na pia. Serei uma pessoa melhor para você, querida. Quero viver bem, desejo que você se orgulhe de mim. Se tudo o que nos é permitido são horas, minutos, quero ser capaz de gravar cada um deles na memória com perfeita clareza para poder recordá-los em momentos como este, quando minha alma está sombria.”


O ponto focal do livro é a infidelidade vivida em duas épocas diferentes, em situações semelhantes.
Enquanto Jennifer era conhecida como uma mulher sedutora e apaixonante, Ellie era quem queria alguém sempre ao seu lado, que tivesse tempo e disposição para lhe dedicar o máximo de atenção.

Jennifer não esperava se apaixonar tanto por Anthony, a ponto de querer largar tudo e fugir. Ela sabia o que essa atitude traria para a sua vida, até mesmo porque naquela época os costumes e consequências eram bem diferentes. Ela não poderia chegar para o marido e dizer que simplesmente estava indo embora. Laurence não lhe daria o divórcio, principalmente pela sua posição social.
Após o acidente, ela imaginou que o reencontro entre os dois era a sua segunda chance, mas o medo não a deixava partir, e Anthony ficou arrasado. 
Eu fiquei com dó dele e a xinguei várias vezes. Ele a amava demais e como era solteiro criava altas expectativas, sonhava alto com o amor de Jennifer e tinha certeza que ela deixaria sua vida para trás pra começar uma nova com ele. E como ele era muito romântico expressou todo seu sentimento através das cartas que Ellie encontraria no futuro.

Já com Ellie a situação era inversa. Ela era a solteira com altas expectativas. Sonhava com John largando o casamento para viver a paixão. Suas amigas diziam que isso jamais iria aconteceu, porém os amantes devem ser assim quando se apaixonam: ficam completamente cegos.
E Ellie contava com um inimigo maior, a tecnologia. John sempre enviava mensagens via celular e isso poderia ser um problema no futuro.



Não há muitas revelações ao longo da história. Somente no final você vai dizer: não acredito que estava logo ali! E depois serão só suspiros (ou não rs).
Não foi um dos meus livros preferidos da Jojo, mas deve ser porque foi um dos primeiros. Porém ela conseguiu transmitir todos os pontos fortes que a infidelidade pode causar na vida e no psicológico dos apaixonados. E como as cartas foram escritas nos anos 60, o romance ficou gostoso de se ler. 
Não é impactante a ponto de pensarmos: nossa que coisa horrível. Eu jamais faria isso. Claro que a infidelidade é um tema delicado, mas se tratando de Jojo, não há mesmo como não soltar coraçõezinhos após finalizar a leitura.

Um livro sensível, resumindo. Se eu recomendo? Claro que sim! 
Se você gosta de romance que te coloca em uma situação complicada, onde a felicidade depende de decisões bem pensadas, Última Carta de Amor é esse livro.

A nova capa está linda, mas a primeira edição é a minha preferida, ainda mais com esse lacinho prendendo as cartas.


Para saber mais sobre o livro e autora, acesse o Skoob clicando aqui.



Ótima leitura pombinhos!

7 comentários:

  1. Olá, Ju.
    Adoro livros que relacionam épocas distintas de alguma maneira, ainda mais quando há uma ligação dos temas, como acontece nessa obra, com a questão da infidelidade.
    Além disso, quero conferir a escrita da Jojo. Já tenho um livro da autora, como você bem sabe; falta desbravar a obra.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana!
    Até agora não li nenhum livro da Jojo (nem Como eu era antes de você, infelizmente) e na minha humilde opinião, acho muito mais linda essa capa, com detalhes imitando carta e com lacinho! É muito fofo, acho que a outra capa que saiu foi meio que para padronizar com os livros da Jojo masss essa é perfeita!
    Quanto ao livro, eu achei uma história muito interessante ligando o passado com o presente, duas histórias porém praticamente a mesma situação. Digamos que são 2 livros em um só, porque nesse momento quero saber o que acontece em cada uma e o desfecho, é claro.
    Mesmo que eu tenha ficado muito curiosa para descobrir, acho que não lerei tão cedo :( Quem sabe outro dia?! Mas no momento há tantos livros na minha listinha que Meu Deus!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amo a escrita da Jojo, e pelo enredo do livro percebo que sera uma história excelente, unindo duas protagonista mulheres em diferentes tempos, e o fato da tecnologia ser a inimiga me deixa bem curiosa, e acho que a autora tem um talento para narrar histórias sobre infidelidade, estou querendo ler, mesmo parecendo não ser um dos seus melhores, a capa está linda

    ResponderExcluir
  5. Já eu acho esse um dos melhores dela. Pra mim foi muito bom e tão cheio de conflitos e sentimentos. Mesmo que tenha algumas coisas que chegam a irritar, acho que a autora escreveu bem os personagens e passou o que eles sentiam, fez entender os dilemas de cada um. Eu acho apaixonante, mas aí é com cada um. A parte da infidelidade é um tabu....

    ResponderExcluir
  6. Este é um dos meus favoritos da autora :)
    Ela fala com muita doçura sobre um tema delicado que é a infidelidade. Amei cada trecho de carta que li e de como presente e passado se encontram no livro. Também prefiro a primeira capa do livro, achei mais original.

    ResponderExcluir
  7. A premissa é bem legal, a Jojo realmente consegue arrancar suspiros em várias situações! Ainda não li esse.. Pretendo ler em breve!
    Também prefiro essa capa!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo