sábado, 26 de março de 2016

Quotes #2 - É Isto Um Homem?


Olá queridos!

Hoje trouxemos alguns pensamentos e fatos vividos pelo autor Primo Levi, quando o mesmo foi levado aos Campos de Auschwitz pelos nazistas. E tenho certeza que esses quotes trarão muitas reflexões sobre o que é o homem afinal. 


Vamos conferir?


“Cedo ou tarde, na vida, cada um de nós se dá conta de que a felicidade completa é irrealizável; poucos, porém, atentam para a reflexão oposta: que também é irrealizável a infelicidade completa.”

“Esta será, então, a nossa vida. Cada dia, conforme o ritmo fixado, Ausrücken e Einrücken, sair e voltar; trabalhar, dormir e comer; adoecer, sarar ou morrer.”

“Ai de quem sonha! O instante no qual, ao despertar, retomamos consciência da realidade, é como uma pontada dolorosa. Isso, porém, raras vezes nos acontece, e os nossos sonhos não duram. Somos apenas uns animais cansados.”

“Viajamos até aqui nos vagões chumbados; vimos partir rumo ao nada nossas mulheres e nossas crianças; nós, feito escravos, marchamos cem vezes, ida e volta, para a nossa fadiga, apagados na alma antes que pela morte anônima. Não voltaremos. Ninguém deve sair daqui; poderia levar ao mundo, junto com a marca gravada na carne, a má nova daquilo que, em Auschwitz, o homem chegou a fazer do homem.”

“Acabara o tempo no qual os dias seguiam-se ativos, preciosos e irreparáveis; agora o futuro estava à nossa frente cinzento e informe como uma barreira intransponível. Para nós, a história tinha parado.”

“Chega. Acabou-se. É o último ato: começou o inverno e, junto com ele, a nossa última batalha. Já não há como duvidar: será a última. Qualquer que seja o instante do dia em que a gente dê ouvidos à voz de seu corpo, interrogue seus membros, a resposta é uma só: não aguentaremos.”

“Destruir o homem é difícil, quase tanto como criá-lo: custou, levou tempo, mas vocês, alemães, conseguiram. Aqui estamos, dóceis sob o seu olhar; de nós, vocês não têm mais nada a temer. Nem atos de revolta, nem palavras de desafio, nem um olhar de julgamento.”

“Foi o primeiro gesto humano entre nós. Acho que poderíamos marcar naquele instante o começo do processo pelo qual nós, que não morremos, de Häftlinge voltamos lentamente a ser homens.”


Para ler a resenha do livro É Isto Um Homem?, clique aqui!

Ótima leitura!


6 comentários:

  1. Primo Levi nos trouxe maravilhosos quotes. Ele sabe muito bem como tocar um seu humano com quotes que nos faz refletir sobre tudo. Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ju,

    Esses quotes estão demais e nos leva a refletir profundamente sobre tudo, ótimo post.

    Beijos.


    http://deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As frases do Primo Levi me proporcionaram muita reflexão.
    Saber que esse autor foi uma das vítimas do nazismo, me faz pensar no quanto ele conseguiu suportar o sofrimento e ao mesmo tempo, transmitir seus sentimentos no papel.

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Gosto muito de livros sobre o nazismo e os quotes só aguçaram minha curiosidade.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Amei os quotes, nos fazem parar para refletir, interessante o livro

    ResponderExcluir
  6. Amei os quotes, principalmente o primeiro. E é notável o que o autor quis passar ao leitor nesses trechos, além de nos fazer refletir. Fiquei muito curiosa, ainda mais depois de saber que o autor passou por um campo de concentração.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo