quarta-feira, 6 de julho de 2016

Documentário Deep Web


O acesso às drogas, hoje em dia, é mais fácil do que imaginamos. E o acesso à internet também. Agora junte esse dois elementos. Juntou? Então seja bem-vindo ao maior mercado negro de compra e venda de drogas do mundo, o site (já bloqueado pelo FBI) Silk Road.






Com a dublagem de Keanu Reeves (sim, o protagonista do filme Matrix), Deep Web é um documentário que tem como objetivo mostrar o lado escuro da web, onde nos é apresentado o site Silk Road, que possibilitava a compra e venda de drogas diretamente entre os usuários, com a promessa de privacidade máxima. Nesse mercado também era possível trabalhar com outros produtos, porém a droga era mais rentável.

Mas do que isso, em Deep Web (Web Oculta) o cineasta Alex Winter nos faz refletir sobre a segurança das nossas informações na rede. Será que há mesmo a possibilidade de anonimato quando acessamos qualquer site que contenha a informação: os seus dados, assim como sua identidade, serão mantidos em absoluto sigilo? Ou até mesmo aquela mensagem via WhatsApp. Será que só o destinatário a recebeu?
E aí você começa a pensar: qual é a relação entre esses dois elementos? Bem, vou tentar explicar um pouco sobre o que o documentário quer nos mostrar.




Em 2015 iniciou-se um julgamento para definir se o suposto criador do site Silk Road, era culpado ou inocente das sete acusações ditadas pela promotoria. Não foi um caminho fácil, pois era preciso descobrir primeiro quem era o principal administrador da conta.

Após algumas pesquisas no próprio fórum do Silk Road, as autoridades chegaram a um suspeito que usava o pseudônimo Dread Pirate Roberts (ou DPR). Entre várias buscas por IPs de origem, acessos e localizações, a identidade de Ross Ulbricht foi revelada ao mundo como principal criador do site. Ross foi preso em fragrante quando acessava de uma biblioteca a suposta conta de administrador, além de possuir uma agenda online com informações diárias de performance do site.

A partir dessas provas, Ross foi para a prisão. Porém antes do julgamento, várias questões voltadas para o direito constitucional em pró do sigilo surgiram, como por exemplo, as fontes que o governo utilizou para capturar esses dados, a maneira que os mesmos foram invadidos e a infiltração realizada pelos agentes do FBI dentro da cartela de clientes e compradores. Além disso, há a questão do mandado judicial para iniciar uma junção de provas no universo online. Não é aceitável qualquer intervenção, nem mesmo física, sem uma autorização para isso. 
Diante de todos esses fatos, o processo de violação dos direitos, mas com o agravante tráfico de drogas, está longe do fim.


"Os ratos vão vencer, mas quando eles vencerem os gatos já estarão bem satisfeitos."


Várias pessoas foram entrevistadas, inclusive agentes federais e do governo, sobre o caso e a condução do processo. Dentre eles, há agentes que são a favor do site, com a alegação de que, se eu tenho um meio de fornecer um produto de forma simples, onde eu tenha a oportunidade de avaliar a qualidade, com entrega rápida e gratuita, de certa maneira colaboro com o fim da guerra do tráfico e evito a morte de milhares de pessoas inocentes por causa da disputa de território. E aí há vários cálculos e explicações por parte desse agente.

Por outro lado, as pessoas que defendem a prisão alegam que, se o consumo proibido já causa grandes estragos na vida pessoal e familiar, imagina se houvesse a legalização geral das drogas. Haveria uma situação de descontrole emocional enorme, causando mais problemas para quem enfrenta, direta ou indiretamente, o vício.


Ross Ulbricht, principal suspeito considerado dono do site Silk Road.



Quando você começa assistir Deep Web, de cara você pensa "Que absurdo. Esse cara precisa ser preso mesmo. Imagina só vender drogas online, como se fosse tão simples assim." ou "O governo tem razão ao invadir o site e descobrir a identidade dos responsáveis." Mas quando entra na questão de segurança de dados, daí a situação fica um pouco travada. Não pela venda ilícita e sim pela violação.
A Web Oculta foi criada com esse propósito: privacidade total, sem possibilidade de rastreamento. A causa é válida, mas os meios talvez não.
E uma coisa é certa. Não é a primeira e nem a última vez que sites assim vão surgir.


Se você quer entender como essa onda do Silk Road começou e quais eram seus objetivos iniciais, além de entender melhor como a Web Oculta é usada atualmente, fica a minha dica de documentário da semana.
Mesmo que você não entenda nada de tecnologia, Deep Web é sem dúvida aquele tipo de documentário que nos faz pensar e muito. Vale a pena conferir.


Confira o trailer de divulgação e prepare-se para entrar no universo da Deep Web.







Até mais!

6 comentários:

  1. Olá, Ju.
    Deep Web é um assunto que me interessa muito, tanto pela questão da privacidade quanto pelos absurdos que supostamente acontecem por lá.
    A questão da privacidade é, obviamente, um problema mundial. A privacidade não existe faz tempo, diga o que digam.
    Vou assistir o documentário. Excelente dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Pensando na privacidade entendo completamente a Deep Web, mas quando esta privacidade é usada para encobrir transações e atos ilegais sou totalmente a favor da "invasão" de privacidade pelas autoridades. Quantas redes de pedofilia ou trafico humano são desmontadas quando a privacidade dos usuários é invadida? Achei interessante o documentário e com certeza vou conferir ;)

    ResponderExcluir
  3. A internet é um meio de comunicação eficiente, mas muitos não a usam com cautela, o que pode causa altas consequências, sempre quis ver esse documentário, mas acabo esquecendo, ele trata de um tema que tenho muita curiosidade de saber mais, por isso vou assistir assim que puder e aprender mais sobre a venda de drogas na internet e como funcionava tudo

    ResponderExcluir
  4. Que documentário interessante! Lendo a resenha e após assistir o trailer eu pude perceber em como nos contradizemos. É lógico que a Deep Web é um meio perigoso e apoio a intervenção da polícia para descobrir os administradores de sites obscuros como esse. Mas a partir do momento em que se fala de privacidade, tudo muda. Basta nos colocarmos no lugar, nossos dados podem ser facilmente acessados sem nem nos darmos conta.
    Confesso que no final até fiquei com a sensação de "defender". Não tipo, "o cara ta certo".
    O que quero dizer é que claro, sites como esse devem ser investigados e punidos, porém nem todos serão. São muitos na realidade e além disso há tais problemas mesmo quando conseguem encontrar os administradores.
    Mas o fato é: será que interferir na privacidade de alguém está certo?

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive medo dessa coisa de Deep Web!
    Não sabia dessa coisa de tráfico de drogas por lá, bem absurdo mesmo. Mas o complicado é essa coisa de violação de privacidade e tudo mais... Nossa, como agir numa situação dessas?

    ResponderExcluir
  6. É, a ideia desse documentário, de expor esse lado ilícito da web é muito boa. Tem umas coisas que são absurdas mesmo e uns troços que quando você vê sendo noticiado fica até bobo. Drogas online? Nossa, olha o uso que dão para a internet Oo
    E isso não é nada né =/

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo